• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Luftwaffe irá equipar seus F-35A com os mísseis JSM da Kongsberg

19 de junho de 2025
Luftwafe irá equipar seus F-35A com os mísseis JSM da Kongsberg. Arte: Luftwaffe.
Lufftwafe irá equipar seus F-35A com os mísseis JSM da Kongsberg. Arte: Luftwaffe.

Luftwaffe irá equipar seus F-35A com os mísseis JSM da Kongsberg. O governo alemão decidiu adquirir o Kongsberg Defence & Aerospace (KDA) Joint Strike Missile (JSM) para seus caças Lockheed Martin F-35A da Noruega, em um acordo de Nkr 6,5 bilhões (US$ 644,22 milhões).

Com esta decisão, aprovada pelo Bundestag em 4 de junho, a Alemanha se junta à Noruega, Japão, Austrália e EUA como operadores do JSM. Desenvolvido pela Kongsberg Defence & Aerospace e pela empresa americana Raytheon Missiles & Defense, o JSM é baseado no comprovado míssil de ataque naval ou Naval Strike Missile (NSM).

Ele representa um sistema de mísseis de quinta geração, capaz de realizar ataques precisos de longo alcance. Ele foi projetado para ser compatível com plataformas de aeronaves de asa fixa. O sistema de mísseis tem 4 m de comprimento, pesa 416 kg e pode atingir um alcance máximo de mais de 150 milhas náuticas (150 nm).

JSM instalada em um F-35. Foto: Kongsberg.
JSM instalada em um F-35. Foto: Kongsberg.

Sua função principal é atingir ameaças terrestres e navais e é adequado para tarefas de guerra antissuperfície (ASuW) e apoio de fogo naval (NFS) em vários ambientes, incluindo mar aberto, em terra e em zonas litorâneas.

Ao contrário de outros mísseis no arsenal da Alemanha, como o Taurus KEPD 350, que é grande demais para transporte interno e exigiria montagem externa, comprometendo assim a furtividade do F-35, a integração do JSM garante que a Luftwaffe possa aproveitar todo o potencial de seus caças de última geração sem sacrificar a capacidade de sobrevivência.

A escolha do JSM em detrimento de outras opções, como o míssil Taurus, destaca a prioridade da Alemanha em furtividade e flexibilidade operacional. O Taurus, um míssil de cruzeiro standoff desenvolvido pela MBDA Alemanha e pela Saab, tem um alcance de mais de 500 quilômetros e foi projetado para ataques de precisão contra alvos altamente resistentes.

O presidente da Kongsberg Defence & Aerospace, Eirik Lie, disse:

“Temos o prazer de receber a Alemanha como a quinta nação a selecionar o JSM para sua frota de F-35. O sistema de navegação, o perfil de voo e a tecnologia de reconhecimento automático de alvos do JSM o tornam uma excelente opção para o F-35”.

A aquisição está sendo organizada por meio de uma venda de governo para governo no âmbito da Cooperação de Material de Defesa Naval entre a Noruega e a Alemanha. A Agência de Material de Defesa da Noruega (NDMA) será a parceira contratual, conforme o acordo. Após o escrutínio legislativo do Bundestag, a finalização do contrato está prevista para antes do final do primeiro semestre de 2025.

JSM da Kongsberg será usado pelos F-35A da GAF. Roytheon.
JSM da Kongsberg será usado pelos F-35A da GAF. Roytheon.

A Alemanha aderiu formalmente ao programa internacional Lockheed Martin F-35A Lightning II Joint Strike Fighter, com a assinatura de uma carta de oferta e aceitação (LOA) em 14 de dezembro de 2022. As entregas da aeronave estão previstas para começar em 2026.

As entregas dos F-35 da Alemanha estão programadas para começar em 2026, com a aeronave assumindo funções anteriormente desempenhadas pelo Tornado, incluindo a entrega de bombas nucleares B61-12 fornecidas pelos EUA, conforme o acordo de compartilhamento nuclear da OTAN.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login