Luftwaffe: F/A-18E/F com capacidade nuclear? Em 2020, o Ministro da Defesa alemão, Annegret Kramp-Karrenbauer, afirmou que seu governo planeja comprar 30 Boeing F/A-18E/F Super Hornets 15 Boeing EA-8G Growler. A LOL ou Letter of Recommendation ao governo americano deve ser enviada até janeiro de 2022, após a posse do governo alemão no início de dezembro, quando a venda deverá se tornar oficial e pública.
A Luftwaffe (Força Aérea Alemã) pretende substituir 90 Panavia Tornado IDS (Interdiction and Strike) e ECR (Electronic Combat Reconnaissance) pelos novos caças até 2025. Os 45 F/A-18E/F e EA-18G permitirão à Luftwaffe atender às suas necessidades de ataque nuclear e guerra eletrônica. No caso deste último, o EA-18G será o vetor ideal para substituir os ECR.
A Alemanha tem explorado possíveis opções de substituição para o Tornado nos últimos anos. O primeiro lote de aeronaves Tornado foi entregue à antiga Alemanha Ocidental em 1979. As autoridades alemãs pretendem começar a receber os Super Hornets e Growlers a partir de 2025 para garantir que, quando os últimos Tornados deixarem o serviço em 2030, não haja perda de capacidade operacional.
Os Super Hornets carregarão armas nucleares? O F/A-18E/F Super Hornet é a principal aeronave de ataque e superioridade aérea da US Navy. O Super Hornet tem 11 estações de armas, com duas estações de armazenamento adicionais na asa, para suportar uma ampla gama de armamentos, incluindo mísseis ar-ar, como o AIM-9 Sidewinder, o AIM-7 Sparrow e o AIM-120 AMRAAM. A aeronave também pode empregar bombas como a Joint Direct Attack Munition (JDAM), Joint Standoff Weapon (JSOW) e Joint Air-to-Surface Standoff Missile (JASSM), todos guiados por GPS/Inercial.
Segundo informações preliminares, o Ministerio da Defesa da Alemanha também irá solicitar que seus Super Hornets tenham integrados ao seu leque de armamento bombas nucleares táticas B61, de fabricação americana. Resta saber se o congresso americano irá aprovar a venda deste artefato.
Capacidade nuclear foi uma das principais missões do Panavia Tornado (como parte do Programa Nuclear da OTAN). A rápida substituição dessa capacidade é crítica para a credibilidade de dissuasão nuclear Alemã, onde Berlin acredita que os Super Hornets podem fazer esse trabalho perfeitamente.
Fonte: Ministério da Defesa Alemão.
@CAS