Luftwaffe equipa C-130J com sistema de defesa da Hensoldt. A empresa alemã Hensoldt foi contratada pela Luftwaffe para equipar os seus três novos Lockheed Martin C-130J-30 e KC-130J Super Hércules com sistemas MILDS Block 2 de contra-medidas de autoproteção. O contrato de € 2,9 milhões foi assinado em 2020, e a informação foi divulgada na semana passada pela Hensoldt.
O MILDS Block 2 é um sistema que consiste basicamente de quatro a seis sensores interligados e integrados aos dispositivos de Guerra Eletrônica (EW) da aeronave. Eles são otimizados para detectar assinaturas de emissão na banda espectral UV, emitidas por uma pluma de exaustão de um míssil que se aproxima.
Devido ao seu grande poder de processamento, o sistema detecta a ameaça – com tempo máximo de alerta – indica a sua direção de chegada e libera automaticamente as contra-medidas, alertando a tripulação. O MILDS Block 2 foi aprimorado a tal ponto, que praticamente elimina os alarmes falsos.
A Hensoldt Sensors desenvolveu o MILDS Block 2 a partir da versão anterior MILDS AN/AAR-60, fornecendo maior desempenho, recursos adicionais (como gravação de dados no sensor), Indicação de Fogo Hostil (HFI), além de dispensar a necessidade de refrigeração e unidade de processamento centralizados.
Serão fornecidos 35 sensores MILDS Block 2, sendo cinco por aeronaves, além de cinco unidades para utilização em laboratório, destinados para a empresa dinamarquesa Terma A/S, que está gerenciando a integração dos sistemas nas aeronaves da Luftwaffe. Até o momento 20 kits já foram entregues pela Hensoldt Sensors, e a previsão da conclusão do lote, com os 15 kits restantes, está para janeiro de 2023.
Conforme noticiamos, o primeiro Super Hércules da Luftwaffe foi entregue ao Esquadrão de Transporte Franco-Alemão da Base Aérea Évreux/Fauville, na França, em 19 de fevereiro de 2022.
@FFO