Luftwaffe envia caças Typhoon para Policiamento Aéreo na Romênia. A Luftwaffe, ou Força Aérea Alemã (GAF) implantará alguns Eurofighter Typhoon na Romênia, para missões de Policiamento Aéreo Aprimorado da OTAN. Durante os meses de fevereiro e março, as equipagens alemãs atuarão ao lado dos seus colegas da Aeronáutica Militare Italiana (AMI), em missões de interoperabilidade chamada pela Comando Aéreo da Aliança de “Plug & Fight”.
De acordo com a OTAN, o conceito de “Plug & Fight” envolve o deslocamento de um pequeno contingente de militares e aeronaves de um país aliado, para um local onde outra Força Aérea OTAN já esteja implantada, utilizando as estruturas existentes, com objetivo de aprimorar a interoperabilidade entre as nações a Aliança.
Operações “Plug & Fight” já foram executadas em outra ocasião na Romênia, envolvendo a Luftwaffe e a RAF, bem como em missões de Policiamento Aéreo Báltico (BAP) na Lituânia e na Estônia.
A cooperação entre a AMI e GAF permitirá que pilotos de Eurofighter e as equipes de apoio de solo de ambas nações, trabalhem em conjunto para lançar surtidas aprimoradas de Policiamento Aéreo. Esse tipo de operação oferece benefícios reais para os membros da OTAN, além de aprimorar a padronização de procedimentos e interoperabilidade entre as Forças Aéreas Aliadas.
De acordo com o comunicado da OTAN, os caças Typhoon italianos e alemães manterão os mesmos tempos de reação QRA (Quick Reaction Alert), garantindo prontidão 24×7 (24 horas por dia, sete dias por semana) para a proteção e vigilância do espaço aéreo Aliado.
Fonte: OTAN
@FFO