• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Luftwaffe: Duelo no Céu!

24 de março de 2021

Luftwaffe: Duelo no Céu! Apresentamos abaixo uma excelente matéria publicada pela Força Aérea Alemã (Luftwaffe) sobre o treinamento de combate de seus pilotos, em especial de caça.

Os Graduados em Armas (WUGs - Weapons Under Graduates) treinam na escola de armas (Waffenschule) até seus limites físicos e psicológicos (Foto: Bundeswehr/Petersen).
Os Graduados em Armas (WUGs – Weapons Under Graduates) treinam na escola de armas (Waffenschule) até seus limites físicos e psicológicos (Foto: Bundeswehr/Petersen).

A calma no céu azul sobre a região de Laage engana. Um trovão. Dois Eurofighters se perseguem no ar. O instrutor está em um deles. Ele é um piloto experiente e instrutor de WUGs (Weapons Under Graduates). No outro Typhoon, está um piloto igualmente experiente, que quer se tornar um WUG. Eles praticam o combate aéreo clássico. Um dogfighting.

As manobras no ar fazem parte do treinamento básico – Basic Fighter Maneuvers (BFM). Eles fazem parte da primeira fase tática do curso de instrutor da escola de armas da Luftwaffe. E é o primeiro passo prático que os pilotos do Eurofighter dão em seu caminho para se tornarem instrutores de armas.

Junto com pilotos de Tornado e A400M e especialistas da área de comando operacional e inteligência militar, eles passam por um curso de treinamento de seis meses na escola de armas ou Waffenschule em alemão. Aqui, acima de tudo, eles aprendem a combinar suas habilidades e coordená-las de forma ideal. Como um instrutor de armas treinado, seu objetivo é transmitir seu conhecimento.

No limite físico, psicológico e técnico

O nível aumenta constantemente no curso. Após os alunos do curso aprenderem os fundamentos teóricos, eles passam para as fases práticas e de especialização relacionadas à matéria que estão buscando ser instrutores.

Os pilotos do Eurofighter treinam na base de Laage, os pilotos do Tornado na base de Jagel e os pilotos do A400M em Wunstorf. Os alunos das áreas de inteligência militar e da área de comando operacional estão, entretanto, envolvidos em todas as ações e, portanto, participam de todas as ações realizadas nas três bases.

Um exemplo de aula prática é o uso do sistema de armas do Eurofighter. Após o “duelo” entre os pilotos dos Eurofighter (1×1) o treinamento é seguido por um combate 2×1, onde instrutor assume o papel de inimigo nos dois casos. O Typhoon do instrutor pode parecer um oponente igual, mas geralmente é mais capaz e perigoso que seu homólogo.

O espírito de equipe dos WUGs é decisivo no treinamento para se tornar um instrutor de combate. No ar e no solo o lema é: "Cuidem uns dos outros!" (Foto: Bundeswehr/Petersen).
O espírito de equipe dos WUGs é decisivo no treinamento para se tornar um instrutor de combate. No ar e no solo o lema é: “Cuidem uns dos outros!” (Foto: Bundeswehr/Petersen).

O próximo desafio da fase tática para os pilotos do Eurofighter está nas Manobras de Combate Aéreo (ACM). Dois futuros instrutores de armas lutam em equipe contra um inimigo (2×1) e depois contra várias aeronaves de combate inimigas em um espaço aéreo restrito. Primeiro eles têm que detectar o inimigo. Após identificar e finalmente combater usando mísseis guiados ou o canhão. 

Aqui pode acontecer que o caçador vire a caça. Por exemplo, se o aluno perder o foco no oponente, ele pode reaparecer repentinamente atrás dele. Em vez de atacar, o WUG agora tem que se defender.

Durante o treinamento, os pilotos atingem velocidades de mais de 600 quilômetros por hora. Forças de aceleração de até 9 g atuam no corpo humano. Isso corresponde a nove vezes o seu próprio peso corporal. Isso lhes permite realizar suas manobras experimentando seus limites físicos, psicológicos e técnicos. Foco, controle e equilíbrio são fundamentais.

Mudança de cenário: local diferente, sistema de armas diferentes

Os pilotos do Tornado e os Oficiais de Sistemas de Armas estão tensos. O foco de seu treinamento está nos métodos de ataque tático. No decorrer do curso, eles vão ampliar o escopo do ataque tático, criando e planejando; desenvolvendo e avaliando ainda mais suas técnicas de ataque. O clímax desta fase está na aplicação dos procedimentos desenvolvidos em um cenário complexo e de alto nível de ameaça: lutar contra os sistemas de defesa aérea inimigos ou alvos terrestres com seu armamento guiado de precisão e o canhão, dia dia ou a noite.

Em Jagel, as equipes do Tornado treinam métodos de ataque tático (Foto: Bundeswehr/Petersen).
Em Jagel, as equipes do Tornado treinam métodos de ataque tático (Foto: Bundeswehr/Petersen).

Pela primeira vez: pilotos do A400M

Pela primeira vez um curso de treinamento de instrutor de armas é ministrado aos pilotos do A400M. Em sua base em Wunstorf, eles estão passando pela fase de treinamento teórico, onde estão desenvolvendo cenários e avaliando a validade dos procedimentos existentes – colocação de cargas, pessoal e material; desembarque, operações militares em aeródromos improvisados ​​e pistas não pavimentadas e cenários de voo em navegação a baixa altura sob ameaça vindas do ar e do solo.

Depois de analisar, calcular a navegação, os alunos verificam seu planejamento no simulador do A400M, antes de efetivar o planejamento real com o A400M escoltaodo por Eurofighters no treinamento prático. Os Eurofighters acompanham o A400M para protegê-lo de ataques inimigos efetivando mais uma etapa do seu treinamento: escolta.

Dois Eurofighters Typhoons protegem um Airbus A400M (Foto: Bundeswehr/Petersen).
Dois Eurofighters Typhoons protegem um Airbus A400M (Foto: Bundeswehr/Petersen).

Uma equipe – um oponente

Durante o exercício Baltic Hunter, planejado para agosto de 2021, os futuros instrutores de armas reunirão o que aprenderam. Todos eles têm que provar suas habilidades e combinar suas habilidades em pequenas operações de guerra aérea. Além dos Eurofighter e Tornado, também irão ser utilizados os helicópteros de transporte de médio porte CH-53G e a aeronave de alerta aéreo antecipado e controle E-3C AWACS da OTAN e, claro, os A400M na configuração de transportador e reabastecimento em voo.

Os Eurofighters afastam uma ameaça do A400M lançando flares (Foto: Bundeswehr/Petersen).
Os Eurofighters afastam uma ameaça do A400M lançando flares (Foto: Bundeswehr/Petersen).

Se os WUGs provarem seu valor, eles passarão para uma nova e derradeira fase na Holanda. Nela, todos terão que duelar no céu e no solo com os futuros instrutores de armas da RNAF (Royal Netherlands Air Force) marcando ao final do exercício, para aqueles que tiverem êxito, a graduação de instrutor de armas da Luftwaffe (WUG). 

Fonte: Luftwaffe

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login