Luftwaffe disparou KEPD 350 AGM em m alvo na Noruega. Um Panavia Tornado da Força Aérea Alemã (Luftwaffe) lançou em um alvo na Noruega, um míssil ar-terra de longo alcance Taurus KEPD 350, que tem um alcance máximo impressionante de 500 km, durante o exercício Stand-off Weapon, no último 6 de junho.
Seis Tornados decolaram de uma base na Alemanha, acompanhados por dois caças Eurofighter Typhoon e um avião de reabastecimento A400M todos da Luftwaffe. Durante o exercício, os Tornados dispararam um míssil ar-terra Taurus KEPD 350 em um ataque combinado com um MGM-140/-164/-168 Army Tactical Missile System (ATACMS) e BGM-109 Tomahawks do mar pela US Navy. Além disto uma corveta alemã disparou um míssil anti-navio RBS 15 Mk.3 em um alvo terrestre, também na Noruega.
De acordo com especialistas, o uso de fogo combinado do ar, água e terra permite aumentar a eficácia do ataque a alvos fortemente fortificados. Atingir alvos dentro do grupo em uma possível situação de conflito pode prevenir ou até paralisar potenciais agressões, dando tempo para desdobrar mais forças na área de operações.
O Taurus KEPD 350 é um míssil sueco-alemão projetado para ser lançado de aeronaves e fabricado pela Taurus Systems GmbH. Seu desenvolvimento foi concluído no final de 2005 e no mesmo ano entrou em serviço com a Luftwaffe. Além da Alemanha, o míssil está em serviço na Espanha e na Coreia do Sul.
É um míssil de longo alcance extremamente preciso. Pesa 1.400 kg, tem 5 metros de comprimento e diâmetro é de pouco mais de um metro. Ele é alimentado por um motor turbofan Williams WJ38-15 e sua envergadura é de 2,065 m. Seu alcance máximo é superior a 500 km e voa a uma altitude máxima de 70 metros, a velocidade de Mach 1.
O míssil é guiado, o sistema de orientação consiste em IBN (Image-Based Navigation), INS (Inertial Navigation System), TRN (Terrain-Referenced Navigation) e MIL-GPS (Global Positioning System). Além do caça Tornado, este míssil pode ser transportado pelos Boeing F/A-18E/F e F-15K. Nos últimos anos, foi testado e usado com sucesso pelo Saab Gripen e Eurofighter Typhoon. Ele é usado por Alemanha, Espanha e Coreia do Sul.
Forças dos Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Dinamarca, Itália, Bélgica e Noruega também participaram do exercício Stand-off Weapon, bem como Suécia e Finlândia, que se preparando para ingressar na Aliança do Atlântico Norte.
@CAS