A Luftwaffe, Força Aérea da Alemanha (GAF – German Air Force), se prepara para retirar de serviço os últimos C-160D Transall, que serão substituídos pelos novos Airbus A400M e Lockheed C-130J Super Hercules.
A Luftwaffe possui um pequeno número de aeronaves C-160D ainda em operação, na Lufttransportgeschwader 63 (LTG63 – Ala de Transporte Aéreo), da Base Aérea de Hohn, e na Wehrtechnische Dienststelle für Luftfahrzeuge 61 (WTD61 – Centro Técnico de Aeronavegabilidade), de Manching/Ingolstadt.
Entre 2021 e 2023, seis C-130J-30 (03) e KC-130J (03) serão entregues para a Lufwaffe, para compor o novo esquadrão transporte tático conjunto franco-alemão, na Base Aérea de Évreux-Fauville, França.
O C-160D é uma aeronave bimotor de transporte militar, produzida a partir de 1967 por uma joint venture multinacional das empresas francesas e alemãs, Aerospatiale, MBB e VFW-Fokker. O Transporter Allianz, ou simplesmente “Transall”, inicialmente teve uma produção de 169 aeronaves, construídas pela Nord (56 aeronaves), VFW (57) e HFB/MBB (56).
Quatro forças aéreas receberam os C-160D Transall, sendo 110 aeronaves para a Luftwaffe (110), que em 1971 vendeu 20 aviões para a Turquia. A Força Aérea Francesa recebeu 50 aeronaves (mais três pré-produção) e a Força Aérea Sul-Africana, com nove unidades. Em 1981, a França encomendou 25 exemplares de uma nova versão, chamada C-160NG “Next Generation”.
A LTG63 de Hohn é a última unidade operacional de C-160D da Luftwaffe, com uma frota de quatorze aeronaves recebidas entre 1968 e 1970 (50+36, 50+40, 50+49, 50+51, 50+53, 50+55, 50+57, 50+59, 50+66, 50+76, 50+77, 50+79, 50+83 e 50+88). Além deste esquadrão, uma única aeronave (50+86) é operada pelo WTD61.
A previsão do último voo dos Transall alemães está previsto para setembro de 2021.
@FFO