Luftwaffe desativa penúltimo Airbus A310 que será convertido em restaurante. Em 03 de setembro, a Luftwaffe (GAF) desativou oficialmente o penúltimo Airbus A310 ainda ativo na sua frota. Agora resta apenas um desses clássicos bimotores no Esquadrão de Transporte FBS BMVg.
Esta foi a vez da aposentadoria do A310-304, matrícula 10+23, nome de batismo “Kurt Schumacher”. Ele realizou o último voo (GAF830), entre o Aeroporto de Colônia-Bonn (EDDK) e o Aeroporto de Hamburgo-Fuhlsbuettel (EDDH), onde foi recebido pelos bombeiros locais com o tradicional “water salute“.
Este A310 visitou o Brasil no mês de março deste ano, transportando materiais e equipamentos doados pelo governo alemão para os hospitais de Manaus, que na ocasião enfrentavam uma séria crise de Covid-19. Veja a notícia que publicamos aqui no Site da RFA sobre esta visita na capital manauara.
A última missão operacional do “Kurt Schumacher”, foi realizada em 20 de agosto, durante a operação multinacional de evacuação do Afeganistão. Naquele dia, o jato transportou 158 refugiados afegãos desde Tashkent, no Uzbequistão, para uma nova vida na Alemanha.
Fabricado em 1989 para a extinta companhia aérea alemã Interflug, onde recebeu as matrículas DDR-ABC e posterior D-AOAC, ele foi comprado em setembro de 1991 pela Luftwaffe, para o transporte de tropas, cargas e evacuação médica. Agora, o destino do “Kurt Schumacher” será um parque zoológico Serengeti-Park Hodenhagen, localizado a cinquenta quilômetros do aeroporto de Hannover. Ele será convertido em um restaurante que deverá ser inaugurado em julho do ano que vem. O projeto prevê que o jato – que por muitos anos ostentou camuflagens militares – receberá uma pintura externa bem chamativa, com motivos de animais.
Com isto, resta apenas um Airbus A310 MRTT operacional na frota do Esquadrão de Transporte FBS BMVg, ou Flugbereitschaft des Bundesministeriums der Verteidigung. O 10+25 deverá realizar o seu derradeiro voo em breve, encerrando mais um capítulo na história da Luftwaffe.
Atualização da frota Airbus A310 da Luftwaffe:
10+21 (c/n 498) ex. Interflug (D-AOAA) vendido em 2014
10+22 (c/n 499) ex. Interflug (D-AOAB) vendido em 2011
10+23 (c/n 503) ex. Interflug (D-AOAC) – desativado 03/09/2021
10+24 MRTT (c/n 434) ex. Lufthansa (D-AIDA) – fora de serviço Dez/2020
10+25 MRTT (c/n 484) ex. Lufthanse (D-AIDB) – Ativo
* 10+26 MRTT (c/n 522) ex. Lufthansa (D-AIDE) – Fora de serviço Dez/2020
10+27 MRTT (c/n 523) ex. Lufthansa (D-AIDI) – fora de serviço 20/01/2021
* 10+26 Foi vendido para a Royal Canadian Air Force, onde servirá para peças de reposição da sua frota operacional.
@FFO