

Loyal Wingman da Boeing recebe marcas dos 100 anos da RAAF. A Boeing Austrália aplicou uma arte especial na cauda de um dos protótipos do UAS Loyal Wingman. A aeronave, matrícula de testes PRV-001, recebeu as marcas alusivas ao centenário da Força Aérea Real Australiana (RAAF) na cauda.
Nesta semana, noticiamos aqui que a Boeing Austrália, sediada em Melbourne, iniciou a montagem da quinta aeronave Loyal Wingman, enquanto o programa continua seus rigorosos testes de solo e voo e trabalha para estabelecer uma instalação de montagem final em Toowoomba, Queensland (veja detalhes aqui).
O Boeing Airpower Teaming System, ou simplesmente “Loyal Wingman”, é um Sistema Aéreo Não Tripulado (UAS), desenvolvido e fabricado pela Boeing Austrália. Ela é a primeira aeronave de combate produzida pelo país nos últimos 50 anos. Mais de 35 empresas estão envolvidas em sua produção, incluindo BAE Systems Australia, RUAG Australia, AME Systems e Ferra Engineering.
O Loyal Wingman é um drone de combate furtivo monomotor, com 11,5 metros de comprimento, 7,3 metros de envergadura, e capaz de voar mais de 2.000 milhas náuticas. Será equipado com sensores para apoiar missões de inteligência, vigilância, reconhecimento e guerra eletrônica. Voará de forma independente, controlado por inteligência artificial, com mínima interferência de um piloto controlando a aeronave.
Em março, o governo australiano assinou contrato para a aquisição de três UAS Loyal Wingman, destinados para RAAF, que planeja operá-los em conjunto com as suas aeronaves tripuladas da E-7 Wedgetail, EA-18G Growler, F/A-18E/F Super Hornet e P-8 Poseidon.
@FFO