Lockheed vai atingir meta de produção do F-16 até 2025. A Lockheed Martin produz F-16 em Greenville/Carolina do Sul desde 1984, inicialmente como apoio da planta de Forth Wort, e após, como uma das plantas de produção final do caça. Desde 2021 passou a ser a única planta de F-16 em solo americano. Agora o objetivo é atingir a capacidade máxima de 48 F-16/ano até 2025.
Com o modelo F-16V, que vem acumulando vendas, o US DoD está solicitando que a Lockheed acelere a produção para atender a Aliados, entre eles Taiwan (ROCAF), que aguarda ansiosa a entrega de seus F-16V para se proteger da China.
“Estamos trabalhando para ampliar a produção este ano, visando continuar a aumentar ela até quatro entregas por mês (48 ano) até o final de 2025”, disse OJ Sanchez, vice-presidente da Lockheed’s Programas F-16 e F-22.
A Lockheed espera entregar entre seis e oito novos F-16 este ano a vários clientes. Então, “a cada ano haverá um avanço subsequente” até que a empresa atinja uma cadência de 48 por ano, disse Sanchez. A empresa entregou o primeiro de seus novos caças F-16 Block 70 ao Bahrein em março.
A administração Biden relatou um atraso de US$ 19 bilhões em vendas militares estrangeiras, ou FMS, para Taiwan e está procurando maneiras de acelerar as entregas. Os F-16 representam “grande parte” da carteira de pedidos, disse o chefe de aquisições do Pentágono, Bill LaPlante, na sexta-feira.
LaPlante disse que despachou membros da nova Célula Aceleradora de Produção Conjunta do Pentágono (JPAC) criada para supervisionar a expansão da produção de armas — para Greenville para acelerar as coisas. Todos os F-16 novos são para Aliados via FMS.
Os legisladores dos EUA já estavam pressionando para acelerar as entregas para Taiwan quando o ministro da Defesa, Chiu Kuo-cheng, anunciou em maio que seu governo não esperava mais que a Lockheed começasse a entregar 66 F-16 este ano. Chiu disse que agora se espera que os jatos comecem a chegar em 2024, sendo concluídas até 2026.
Enquanto Taiwan espera por seus novos F-16V, a Lockheed está atualizando a atual frota do de 139 F-16A/B da ROCAF para o padrão F-16V em Taiwan. A empresa concluirá as obras “nos próximos meses, no próximo ano”.
Atualmente, a instalação de Greenville tem um pedido de 140 F-16 Block 70/72 novos de fábrica para Taiwan (66), Bahrain (19), Bulgária (16) Eslováquia (14) e Marrocos (25) com um potencial contrato para Jordânia (12) e Turquia (40) no horizonte, esse número pode subir para quase 200 unidades. Há possibilidade de venda do F-16V para Filipinas, Colômbia e Hungria. Além disto, Turquia, Grécia, Coreia do Sul, Bahrain, Taiwan e Marrocos também estão convertendo seus antigos F-16 para o padrão F-16V (Block 70/72).
@CAS