Lockheed só entregará 62% dos F-35 em previstos para 2023. A Lockheed Martin revisou profundamente os números previstos para a entrega de caças F-35 em 2023. A nova cota ajustada é de apenas 97 aeronaves, uma redução significativa em relação à estimativa original que previa 156 aeronaves.
Em abril, a empresa reconheceu que não iria cumprir as metas anuais de produção, mas a magnitude do défice é consideravelmente maior do que o inicialmente previsto. Os atrasos no processo de certificação de voo das aeronaves F-35 construídas para cumprir o padrão TR3 tiveram “dificuldades imprevistas”. O Departamento de Defesa aceitou a entrega das aeronaves até que sejam refinadas de acordo com esta norma.
Jim Taiclet, presidente e CEO da Lockheed Martin, relatou que embora 80 F-35 tenham sido entregues até o final de setembro, totalizando as entregas do ano para 80 aeronaves, estima-se que a frequência de entrega no último trimestre despenque para apenas 17 fuselagens adquiridas.
A conformidade com a especificação TR3 permitirá que a aeronave F-35 implante capacidades aprimoradas para o padrão Bloco 4. Os recursos incluem maior poder de computação, recursos aprimorados de guerra eletrônica e atualizações significativas do sistema, incluindo um conjunto de sensores superior.
A demanda por melhorias no Bloco 4 cresceu exponencialmente, atribuível ao rápido avanço nas capacidades do único outro caça de quinta geração em produção e operação de esquadrão completo, ou seja, o chinês J-20. Em 2023, tornaram-se aparentes sinais de que o J-20 seria produzido em massa numa escala sem precedentes, com a taxa de produção prevista a atingir 120 unidades por ano até 2025. Isto sublinhou ainda mais a urgência de corrigir os défices nas entregas do F-35.
Primeiras entregas do TR3 foram adiadas para 2024. De acordo com sua declaração pública em setembro, a Lockheed Martin deverá entregar um total de 97 aeronaves este ano, cada uma aderindo à configuração Technology Refresh 2 (TR2). A previsão é que a empresa comece a entregar as primeiras aeronaves configuradas para TR3 entre abril e junho de 2024.
A Agência de Gestão de Contratos de Defesa (GAO) do Pentágono divulgou um relatório no início de outubro, afirmando haver problemas contínuos de qualidade com os F-35 à medida que são entregues aos clientes. O relatório observou que os clientes comunicaram a sua insatisfação sobre os numerosos problemas de garantia de qualidade que estão sendo observados no terreno.
O relatório chamou a atenção para a preocupação crescente entre a comunidade de utilizadores, afirmando que está “a impactar negativamente o estado de preparação”. As preocupações associadas vão muito além das taxas de disponibilidade. Um exemplo recente ilustrativo foi o relatório de junho da Força Aérea, que revelou que um F-35 que foi destruído em um acidente na Base Aérea de Hill, em Utah, em 19 de outubro de 2022, caiu devido a um mau funcionamento de software. Espera-se que o TR3, com outras medidas pedidas pelo GAO e o US DoD, resolvam isto em breve. Mesmo com os problemas, o F-35 continua a ter sua carta de encomendas crescendo, principalmente em países da OTAN.
@CAS