• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Lockheed Martin propõem modernização dos F-16A/B da Tailândia

24 de outubro de 2024
Lockheed Martin propõem modernização dos F-16A/B da Tailândia (Foto: RTAF).
Lockheed Martin propõem modernização dos F-16A/B da Tailândia (Foto: RTAF).

Lockheed Martin propõem modernização dos F-16A/B da Tailândia. A Força Aérea Real Tailandesa (RTAF) atualmente opera 49 envelhecidos caças F-16A/B Fighting Falcons distribuídos em três Esquadrões. Pelo menos 12 deles deverão ser retirados de serviço nos próximos anos.

A Lockheed Martin propôs atualizações tecnológicas, investimento industrial e parceria com universidades locais, como parte das compensações para a venda de novos caças F-16V Block 70/72 para modernizar a RTAF, de acordo com uma fonte ouvida pela Janes Defense.

A RTAF busca um lote inicial de quatro aeronaves de caça para começar a substituir parcialmente os antigos F-16A/B Block 15 operacionais no 102º Esquadrão sediado na Base Aérea de Korat. Essas novas aeronaves devem ser adquiridas entre 2025 e 2034.

Junto com a oferta dos F-16V, a Lockheed Martin propôs modernizar os atuais F-16A/B que permanecerão em serviço na RTAF, com novos sistemas DataLink 16 e a identificação de amigo ou inimigo (IFF) Modo 5 baseado em radar. Com valor aproximado de US$ 1,7 bilhão, a proposta foi entregue para a Tailândia em agosto, disse Janes.

Essas atualizações visam aproximar tecnologicamente os F-16A/B aos novos F-16V Block 70/72, de acordo com a fonte ouvida por Janes. “Combinar os sistemas DataLink 16 e IFF Mode 5 cria uma solução de interoperabilidade que permitirá que ambas versões de F-16 possam interagir e se comunicar”, disse a fonte.

A atualização também deve melhorar a interoperabilidade dos antigos F-16A/B da RTAF em implantações com aeronaves de outras forças aéreas regionais equipadas de forma semelhante com o sistema DataLink 16, disse a fonte.

Outros elementos do pacote de compensação proposto pela Lockheed MArtin incluem ofertas para melhorar as qualificações de mão-de-obra local, através de parcerias com Universidades no país, além de investir na indústria aeronáutica local.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login