

Lockheed Martin manterá frota de C-5M sob novo acordo com a USAF. A Lockheed Martin Aeronautics recebeu no mês passado um novo contrato da USAF para fornecer suporte logístico e de manutenção contínua para a sua frota de aeronaves de transporte pesado C-5M Super Galaxy. O acordo tem o valor máximo de US$ 56 milhões e duração de um ano.

Conforme o Departamento de Defesa, o contrato de custo fixo e fonte única foi fornecido à Lockheed Martin e tem por objetivo fornecer suporte à frota Super Galaxy por meio do Programa de Modernização de Aviônicos (AMP) e do Programa de Aprimoramento de Confiabilidade e Reengenharia (RERP).

O contrato garantirá a capacidade contínua de transporte aéreo estratégico da USAF tanto para o Comando de Mobilidade Aérea (AMC) quanto para o Comando de Reserva da Força Aérea (AFRES). Os trabalhos serão realizados da Lockheed Martin, em Marietta, Georgia.

O C-5M Super Galaxy é a versão mais atualizada e modernizada do maior jato de transporte dos Estados Unidos e uma das maiores aeronaves de transporte militar do mundo. Equipado com quatro motores General Electric CF6-80C2-L1F (F-138), cinco conjuntos de trem de pouso com 28 rodas e rampas de cargas dianteira e traseira, o Super Galaxy pode transportar cargas de grandes dimensões em distâncias intercontinentais, decolando e pousando em pistas relativamente curtas.

Com peso máximo de decolagem de 127 toneladas, o C-5M pode voar até 2.500 milhas náuticas, mas se for reabastecido em voo, esse alcance fica limitado apenas pela resistência da tripulação. A plataforma desempenha papel fundamental no transporte de cargas pesadas e superdimensionadas, incluindo tanques, helicópteros e grandes equipamentos de apoio, diretamente para zonas de combate e desastres.

Atualmente a USAF possui uma frota com 52 C-5M Super Galaxy, distribuídos nas Bases Aéreas de Dover, Delaware; Travis, Califórnia; Lackland, Texas; e Westover, Massachusetts.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO