Lockheed Martin irá retirar funcionários do Iraque. A Lockheed Martin está retirando do Iraque o seu pessoal Base Aérea de Balad, por causa dos recentes ataques de foguetes e ameaças de milícias na região. Esta medida provavelmente afetará a disponibilidade operacional da frota de F-16IQ da Força Aérea Iraquiana (IqAF).
Conforme um relatório do Defense Department Inspector General, a mudança ocorre depois que alguns contratados deixaram temporariamente a principal base operacional nos últimos meses, por causa da ameaça de milícias apoiadas pelo Irã.
“Em coordenação com o governo dos Estados Unidos e para a segurança dos nossos funcionários, a nossa principal prioridade, a Lockheed Martin está realocando a nossa equipe F-16 baseada no Iraque. Valorizamos nossa parceria com a Força Aérea Iraquiana e continuaremos a trabalhar com os governos do Iraque e dos Estados Unidos para garantir o sucesso da missão no futuro”, disse a empresa em um comunicado.
O New York Times relatou em 10 de maio, que a Lockheed Martin tinha 70 funcionários em Balad, com a previsão de retorno de 50 para os Estados Unidos, enquanto 20 permanecerão no Iraque, em Erbil, na região semi-autônoma do Curdistão.
Um alto funcionário do governo disse ao NY Times que havia pedido à empresa que adiasse a decisão. A empresa teria respondeu que o seu pessoal retornará em alguns meses, quando a segurança estivesse assegurada.
Um relatório divulgado em 04 de maio pelo Defense Department’s Lead Inspector General for Operation Resolute Support, informou que os empreiteiros deixaram a Balad enquanto as milícias iranianas realizam ataques na base e em outros locais do Iraque.
Isso ocorre depois que os funcionários da Lockheed Martin tiveram problemas para trabalhar em Balad no ano passado, por causa de uma combinação de fatores como as ameaças regionais e as retrições sanitárias impostas pela pandemia COVID-19.
Quando os técnicos americanos deixaram o Iraque em 2020, eles criaram um sistema de apoio remoto, para auxiliar os técnicos iraquianos. Este sistema será novamente novamente ativado.
@FFO