Lockheed Martin fornecerá SATCOM para a Austrália. A Lockheed Martin foi escolhida como licitante preferencial da Austrália para o projeto multibilionário JP9102, que envolve a entrega do sistema de comunicação por satélite de defesa para a Commonwealth.
O chefe da Divisão de Defesa Aérea e Sistemas Espaciais da Força de Defesa Australiana (ADF — Australian Defence Force), Air Vice-Marshal David Scheul, disse que este sistema de comunicações militares por satélite (MILSATCOM — Military Satellite Communications) será definido por sua extensibilidade, agilidade e resiliência. O Projeto JP9102 fornecerá o primeiro sistema de comunicação via satélite sob controle soberano da Austrália na região do Indo-Pacífico.
“Atualmente, na defesa, existem até 89 capacidades que dependem de comunicações por satélite”, disse Scheul. “Uma vez entregue, o novo sistema aumentará a resiliência, agilidade e flexibilidade da capacidade de satélite militar de defesa”.
O novo sistema de comunicação por satélite incluirá novos satélites de comunicações geoestacionários controlados e operados pela ADF, várias estações terrestres em toda a Austrália, sistema integrado de gerenciamento de comunicações por satélite e dois novos centros de operações de comunicações por satélite.
À medida que as tensões geopolíticas aumentam, haverá uma reversão às táticas da Guerra Fria. Os governos usarão o espaço para expressar interesses nacionais e afirmar o domínio geopolítico. Isso impulsionará o investimento em infraestrutura espacial, levando a uma escalada na militarização do espaço. A previsão é que, só os EUA, ampliem suas receitas no mercado de satélites militares em 41% de 2021 a 2031. O satélite do ADF devera estar em órbita em 2026.
O MILSATCOM foi projetado especificamente para operar na região do Indo-Pacífico, com o sistema exclusivo do ADF permitindo coordenar constantemente o comando e controle regional. Isso provará ser um ativo militar altamente cobiçado, considerando o militarismo expresso e a invasão territorial da República Popular da China na região. Com um aspecto fundamental do MILSATCOM sendo sua extensibilidade, o alcance do ADF permitirá que ele e seus aliados, incluindo os EUA, operem na região com uma vantagem competitiva aguda.
A Lockheed Martin reconhece que: “Para o ADF, as comunicações por satélite são uma capacidade vital, especialmente quando se transforma em uma força centrada em plataformas avançadas com requisitos de alta largura de banda utilizados para suportar operações em rede em distâncias maiores”.
@CAS