Lockheed Martin fora do programa NGAD da Marinha dos EUA. A Lockheed Martin estaria fora da disputa pelo programa do futuro caça de sexta geração da Marinha dos Estados Unidos, conhecido como Next Generation Air Dominance (NGAD) ou F/A-XX.
Uma fonte ouvida pelo Breaking Defense disse que a Lockheed Martin teria apresentado uma proposta fora dos critérios exigidos pela licitação do programa da US Navy, o que teria levado a sua exclusão da concorrência. Essa informação não é oficial e ainda carece de confirmação dos envolvidos.
Caso confirmada a saída da Lockheed Martin, permaneceriam na concorrência apenas a Northrop Grumman e a Boeing, que disputam pelo bilionário programa que procura por um futuro substituto de sexta geração para atuais e veneráveis jatos navais F/A-18 Hornet e E/A-18 Growler.
Dona de dois dos maiores sucessos da aviação de combate norte-americana, o F-35 Joint Strike Fighter e o F-22 Raptor, a Lockheed Martin ainda disputa com a Boeing no programa da USAF para seu futuro caça de sexta geração, também conhecido como Next Generation Air Dominance.
Pouco foi tornado público sobre as capacidades e requisitos do programa F/A-XX da Marinha Americana. O fato é que a futura aeronave naval de sexta geração será construída para complementar os atuais F-35B da Lockheed Martin e que terão uma fuselagem e motores diferentes do NGAD da USAF.
Em sua solicitação de orçamento fiscal para 2025, a Marinha retirou cerca de US$ 1 bilhão em financiamento de pesquisa e desenvolvimento do F/A-XX e remanejou para outras prioridades de prontidão, mantendo o seu orçamento dentro das restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Apesar disso, a Marinha está comprometida em conceder um contrato do programa F/A-XX ainda neste ano, contrastando com a USAF, que colocou seu NGAD em espera desde o ano passado enquanto reavaliava o programa.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO