NORWEGIAN SEA (Oct. 19, 2018) An F/A-18F Super Hornet assigned to the Red Rippers of Strike Fighter Squadron (VFA) 11 launches from the Nimitz-class aircraft carrier USS Harry S. Truman (CVN 75). For the first time in nearly 30 years, a U.S. aircraft carrier has entered the Arctic Circle. Accompanied by select ships from Carrier Strike Group (CSG) 8, Harry S. Truman traveled north to demonstrate the flexibility and toughness of U.S. naval forces through high-end warfare training with regional allies and partners. (U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist 2nd Class Thomas Gooley/Released)181019-N-EA818-0158
Lockheed Martin está fora do US Navy F/A-XX. A proposta da Lockheed Martin para o programa F/A-XX não atendeu aos critérios da US Navy, deixando, agora, somente a Boeing e a Northrop Grumman como concorrentes finais.
A Lockheed Martin está fora da disputa pelo programa de caça de sexta geração da Marinha, conhecido como Next Generation Air Dominance ou F/A-XX, segundo o Breaking Defense.
Sua proposta não satisfez os critérios do serviço e a empresa não está mais prosseguindo com a proposta. Não está claro quando a Lockheed foi eliminada da competição e o porquê. A Lockheed encaminhou uma solicitação de comentário para a Marinha. A Marinha não respondeu às solicitações de comentário até o prazo final.
O resultado a disputa somente entre a Northrop Grumman e a Boeing para substituir os veneráveis F/A-18E/F e E/A-18G por um novo caça de superioridade aérea. Para a Northrop Grumman seria o primeiro contrato de caça naval desde o F-14 Tomcat. Para a Boeing está o futuro de seu braço militar.
O programa F/A-XX é a competição de aeronaves de mais alto nível da US Navy em duas décadas. Pouco se sabe sobre as capacidades ou requisitos da aeronave, além do fato de que ela será construída para complementar o F-35B/C.
John Phelan, a escolha do governo Trump para se tornar o próximo secretário da Marinha, caracterizou o F/A-XX como uma “aeronave de última geração, oferecendo avanços significativos em alcance operacional e capacidade em ambientes contestados”.
Em sua solicitação de orçamento fiscal para 2025, a Marinha atrasou cerca de US$ 1 bilhão em financiamento de pesquisa e desenvolvimento que havia sido programado para o F/A-XX para financiar outras prioridades de prontidão, mantendo o orçamento do serviço nas restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Oficiais da Marinha permanecem publicamente comprometidos em conceder o contrato F/A-XX ainda neste ano, especialmente depois que o presidente Donald Trump anunciou na semana passada a Boeing como vencedora do programa do caça de sexta geração da USAF, o NGAD (agora F-47).
@CAS