Lockheed Martin entregou o primeiro F-16 Block 70 para Taiwan. A Lockheed Martin entregou em 28 de março, o primeiro caça F-16 Block 70 para Taiwan, em um evento realizado nas suas instalações da Carolina do Sul (EUA).
A cerimônia de entrega foi realizada na unidade de produção de Greenville, Carolina do Sul, e contou com a presença do vice-ministro da Defesa de Taiwan, Po Horng-huei, e do representante de Taiwan nos Estados Unidos, Alexander Yui.
O evento foi tornado público pelo congressista americano William Timmons nas suas redes sociais. “Estamos muito orgulhosos de ser o lar global do F-16 e de apoiar as capacidades de defesa aérea de Taiwan”, disse Timmons.
A primeira aeronave entregue, matrícula 6831, versão F-16D biplace, é o primeiro de 66 caças F-16V (designação do F-16 Block 70) encomendados por Taiwan sob um acordo de vendas militares estrangeiras assinado em 2019 durante o primeiro mantado de Donald Trump.
As aeronaves receberão as séries de matrículas da Força Aérea de Taiwan (ROCAF) 6831 até 6840 (F-16D Block 70) e 6721 até 6776 (F-16C Block 70). O acordo prevê que todas aeronaves devem ser entregues até o final de 2026.
A variante Block 70 apresenta sistemas de radar atualizados, novos computadores de missão, capacidades de guerra eletrônica aprimoradas e vida estrutural melhorada. A nova aeronave modelo D de Taiwan vem equipada com o conjunto de guerra eletrônica AN/ALQ-254(V1) “Viper Shield” e tanques de combustível externos padrão de 600 galões, além de assentos ejetáveis Martin-Baker US18E.
O programa F-16 Block 70 é visto como uma pedra angular dos esforços de Taiwan para fortalecer sua capacidade de responder a potenciais ameaças aéreas, em particular contra a China.
Com esta entrega, a força aérea de Taiwan se aproxima da integração de plataformas de caça de próxima geração junto com sua frota existente de aeronaves F-16 Block 20, que estão sendo atualizadas domesticamente para uma configuração semelhante.
Os Estados Unidos continuam a desempenhar um papel central na aquisição de defesa de Taiwan, particularmente na área de aeronaves de caça avançadas. A instalação de Greenville da Lockheed Martin é atualmente a linha de produção global para a série F-16 Block 70, que também foi entregue a aliados dos EUA na Europa, Oriente Médio e Ásia.
@FFO