Lockheed Martin entrega a USAF a arma laser LANCE. A Lockheed Martin anunciou no dia 12 de julho a entrega de uma arma compacta de energia direcionada ao Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (Air Force Research Laboratory — AFRL), um marco importante no esforço da Força Aérea Americana para equipar um caça tático com um laser capaz de derrubar mísseis antiaéreos.
“Este é o menor e mais leve laser de alta energia em sua classe de potência que a Lockheed Martin construiu até hoje”, disse o CEO da Lockheed Martin, Tyler Griffin, a repórteres na véspera do Farnborough Air Show. “É uma referência crítica no desenvolvimento de um sistema operacional de armas a laser no domínio aéreo”. Embora o Pentágono tenha lançado várias armas de energia direcionada nos últimos anos, o valor desta, apelidada de LANCE (Laser Advancements for Next-generation Compact Environments), está em seus requisitos mínimos de espaço, peso e energia. “Isso é um sexto do tamanho do que produzimos para o Exército desde 2017”, acrescentou Griffin, referindo-se ao programa Robust Electric Laser Initiative.
A Lockheed recebeu o contrato inicial para projetar, desenvolver e produzir o LANCE em novembro de 2017 como parte do programa Self-protect High Energy Laser Demonstrator (SHiELD) da USAF. Esse esforço tem três componentes: além do LANCE, há um sistema de controle de feixe, construído pela Northrop Grumman, que direciona o laser para o alvo, bem como um pod montado na aeronave. A Boeing é responsável por esse subsistema de cápsulas, que a Força Aérea recebeu em fevereiro de 2021.
Kent Wood, diretor interino da diretoria de energia direcionada da AFRL, disse em comunicado que os subsistemas entregues da SHiELD “representam as tecnologias de armas a laser mais compactas e capazes entregues até hoje. Análises de utilidade de missão e estudos de jogos de guerra estão em andamento e ajudarão a determinar como esses subsistemas e/ou um sistema integrado de armas a laser podem ser usados. Os resultados desses estudos também determinarão os objetivos específicos de futuros testes e demonstrações”.
Assim que o laser for entregue à USAF o próximo passo será começar a integrar a própria arma com o sistema térmico que gerencia o aquecimento e resfriamento do LANCE. Várias aplicações e plataformas potenciais estão sendo consideradas para possíveis demonstrações e testes. No momento, nenhuma decisão foi tomada sobre uma plataforma específica para essas atividades, segundo a AFRL.
@CAS