Lockheed Martin e Alemanha avançam nas negociações dos F-35. As entregas do Lockheed Martin F-35A para a Alemanha poderia começar em 2026, se os acordos políticos puderem ser assinados prontamente, à medida que o país continua avançando no processo de aquisição. A informação foi divulgada hoje (22/06), por JR McDonald, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios do F-35, durante a feira ILA Berlim 2022.
A Alemanha anunciou em 13 de março que precisava de até 35 caças furtivos F-35, para substituir uma parte de sua frota Panavia Tornado. Uma carta de solicitação foi apresentada ao governo dos EUA apenas quatro dias depois deste aúncio.
“Foi um ritmo muito rápido, e estamos correndo agora para entender os requisitos alemães, como taxas de entregas, armamentos e pacotes de manutenção”, disse McDonald.
A Lockheed Martin, o governo dos Estados Unidos e o F-35 Joint Program Office esperam montar um pacote de opções para a Alemanha até o outono, salientou McDonald, esperando que seja ratificado pelo parlamento do país europeu.
O Executivo do Programa F-35 vê uma possibilidade de entregar os primeiros F-35 alemães em 2026, tendo como base na necessidade da Luftwaffe de aposentar seus Tornados até 2030. “Mas as discussões estão em andamento sobre como será o perfil e os prazos”.
Embora as entregas possam, em teoria, começar mais cedo, McDonald adverte que “queremos entregar uma capacidade, não apenas um pedaço de metal”, salientando que “Provavelmente poderíamos entregar um avião para a Alemanha em 2025, mas podemos não ter a capacidade de treinar seus pilotos rapidamente, ou preparar toda a infraestrutura na Alemanha para receber a aeronave naquele momento.”
Além disso, estão em andamento negociações sobre a participação industrial alemã no programa, que “Berlim deixou bem claro que é muito importante para que o acordo seja concluído”.
“Estamos em uma fase de conversas com a indústria alemã para entender suas capacidades”, diz ele. As opções podem incluir a fabricação de peças ou a participação na manutenção das aeronaves.
A Lockheed espera garantir pedidos adicionais para o F-35 na Europa, com a República Tcheca e a Grécia expressando interesse no caça. Até o momento, 128 F-35 são operados por nações europeias, um número que se expandirá para pelo menos 530 até 2030, diz McDonald.
Recentemente a Finlândia e a Suíça selecionaram o F-35 para substituir suas frotas de caças Boeing F/A-18, embora o parlamento suíço ainda precise ratificar a aquisição. Caso o negócio continue, uma parte de sua frota será construída nas instalações de Final Assembly Check Out (FACO) em Cameri, Itália.
McDonald diz que uma decisão recente do governo dos EUA abre caminho para qualquer nação europeia ter seus jatos construídos na FACO italiana; anteriormente, as nações tinham que buscar a aprovação do Departamento de Estado dos EUA caso a caso.
A produção do F-35 agora é dividida entre locais em Fort Worth, Cameri e Nagoya no Japão. A produção anual é de cerca de 156 unidades, com a italiana FACO contribuindo com 12 a 16 aeronaves e a fábrica japonesa com seis.
Fonte: Flight Global
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO