Lockheed Martin duplica o alcance do míssil ar-terra JAGM-MR. A Lockheed Martin desenvolveu uma nova versão do Joint Air-to-Ground Missile (JAGM), com o dobro do alcance atual. Esta capacidade foi comprovada em um teste de voo recente, Estação Naval de Armas Aéreas China Lake, Califórnia.
A empresa também incorporou um novo buscador de modo triplo, que combina um sensor de imagem de baixo custo com o laser semiativo do buscador e sensores de ondas milimétricas. O US Army originalmente exigia que a arma JAGM tivesse um buscador de modo triplo, mas o serviço voltou a exigir um buscador de modo duplo durante um estágio de desenvolvimento competitivo. O novo míssil, que a Lockheed está chamando de JAGM-Medium Range, ou JAGM-MR, viajou 16 quilômetros (9,94 milhas náuticas) em um teste de voo em 16 de novembro na Estação Naval de Armas Aéreas China Lake, Califórnia. A versão original tem alcance de 8 km (4,45 nm).
O US Army e o USMC declararam o JAGM pronto para produção em taxa total no final de agosto de 2022. A decisão foi adiada depois que a arma falhou anteriormente em atingir os efeitos letais desejados em um alvo marítimo O resultado é que o Exército e o Corpo de Fuzileiros Navais atrasaram o lançamento do míssil em mais de um ano. O custo foi um dos fatores para o Exército inicialmente não optar por um buscador de modo triplo. Mas desde então, o preço da tecnologia de buscador de modo triplo tornou-se mais acessível, permitindo a mudança.
O JAGM substituirá os mísseis AGM-114 Hellfire fabricado pela Lockheed Martin. Ele será usado primeiramente em helicópteros de ataque AH-64E Apache do US Army e helicópteros AH-1Z Viper do Corpo de Fuzileiros Navais.
A Lockheed investiu nas atualizações sem investimento externo, mas não disse quanto dinheiro investiu no esforço. Embora o Exército e o Corpo de Fuzileiros Navais sejam os primeiros a adotar a capacidade, o Reino Unido também assinou contrato para receber o JAGM, comprometendo-se com o novo míssil em 2021.
A Lockheed Martin planeja continuar testando a tecnologia do buscador de três modos e no alcance ao longo de 2023. O Exército está agora procurando visando implantar o requisito JAGM Increment 3, que aumentaria o alcance do míssil e adicionaria o buscador de modo triplo. A empresa afirmou que agora está trabalhando com o US Army para desenvolver o roteiro ideal do JAGM para ir do desenvolvimento à produção o mais rápido possível.
@CAS