Lockheed Martin desenvolve “F-16 Make in India” para conquistar a IAF. A Lockheed Martin está de olho em um contrato bilionário com o governo indiano, que pretende adquirir até 114 caças multimissão para reequipar a Força Aérea Indiana (IAF). A informação foi divulgada durante a feira Aero Índia 2023, realizada na semana passada em Bengalore, no sul do país asiático.
Com o objetivo de atender às exigências do programa “Make in India” do governo indiano, a fabricante norte-americana se juntou ao grupo local Tata, para criar a TLMAL (Tata Lockheed Martin Aerostructures Limited).
A empresa está desenvolvendo o F-21, um caça multifuncional baseado na versão altamente modificada do F-16 Viper Block 7, especialmente dedicada à IAF. A Lockheed Martin divulgou um material apresentando publicamente as capacidades do F-21.
Entre as características exclusivas do F-21 está a capacidade de ser reabastecido em voo através dos dois sistemas, sonda (boom) ou cesta (probe & drogue), adaptando-se aos aviões-tanque da IAF.
De acordo com o material divulgado, o F-21 será equipado com radar AESA APG-83, novos pods marcadores de alvos, avançado suíte de guerra eletrônica, sistema anticolisão automático, cockpit com grande tela LCD, similares às utilizadas nos caças de quinta geração F-35 da Lockheed Martin.
A capacidade de combate do F-21 foi ampliada por conta do novo lançador triplo de mísseis, que aumenta em 40% a capacidade de transporte de armas do caça indiano.
@FFO