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Lockheed Martin demonstra o revolucionário SAFE

25 de outubro de 2024
Lockheed Martin demonstra o revolucionário SAFE. Foto: USAF.

Lockheed Martin demonstra o revolucionário SAFE. A Lockheed Martin Skunk Works fez uma parceria com a U.S. Air Force Test Pilot School da USAF para conduzir testes de voo ao vivo e em grande escala do sistema Smart Adaptive Flight Control Environment (SAFE) em uma aeronave de grande porte. O SAFE é uma tecnologia adaptativa que faz ajustes em tempo real no comportamento de controle de voo.  

O que isso significa para o futuro dos testes de voo? A resposta é simples: desenvolvimento e testes mais eficientes e acessíveis. Em vez de ter que fazer ajustes ou melhorias entre os testes de voo enquanto um jato está no solo, o SAFE demonstra correções em tempo real para o sistema de linha de base em voo. Isso permite que nossa equipe continue iterando e testando em um ritmo rápido, resultando em economia substancial de tempo e custo. 

Perspectivas estratégicas. “O sistema SAFE tem o potencial de revolucionar os testes de voo, o desempenho operacional da aeronave e a segurança. Nosso trabalho de avanço das tecnologias adaptativas de última geração continua a evoluir e a fornecer capacidades mais flexíveis, capazes e colaborativas em plataformas atuais e futuras”, disse Jeff Hakes, diretor, Veículos Aéreos Revolucionários, Conceitos e Tecnologias Emergentes, Lockheed Martin Skunk Works.

O X-62A VISTA voa ao lado de um T-38C Talon da USAF durante testes de voo SAFE. Foto: USAF.
O X-62A VISTA voa ao lado de um T-38C Talon da USAF durante testes de voo SAFE. Foto: USAF.

Os detalhes

  • A série de voos de teste foi conduzida na aeronave de teste de simulação de voo variável X-62A (VISTA). O VISTA é uma plataforma de teste de voo experimental que nos permite correlacionar o desenvolvimento e o teste de algoritmos de controle de ponta com projetos de veículos tripulados e não tripulados.   
  • Nosso sistema SAFE se conecta a esquemas de identificação de parâmetros e metodologias de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina para permitir uma capacidade de “aprendizagem em tempo real”.
  • A próxima iteração do sistema inclui software avançado para resolver rapidamente erros de controle de voo por meio de aprendizado on-line.   
  • Este sistema é uma verdadeira capacidade “bolt-on”, o que significa que pode ser aplicado a qualquer lei de controle de aeronave, incluindo plataformas atuais e futuras tripuladas e autônomas. Temos refinado nossa abordagem a este software avançado por anos e agora demonstramos que o SAFE pode cumprir sua promessa em uma aeronave em escala real.

 Fonte: Lockheed Martin.

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