Lockheed Martin conclui a 1ª produção de radar AN/TPY-4. Lockheed Martin concluiu a produção de seu primeiro radar de defesa aérea terrestre, AN/TPY-4, para fornecer precisão de rastreamento aos Estados Unidos e nações aliadas. A conclusão da produção do AN/TPY-4 ocorre um mês após sua seleção pela USAF. O radar foi selecionado sob o programa de prototipagem rápida de radar expedicionário de longo alcance tridimensional da USAF (Three Dimensional Expeditionary Long Range Radar — 3DELRR).
O programa 3DELRR da USAF envolve opções de produção de 35 sistemas de radar de longo alcance. No ano passado, o radar AN/TPY-4(V)1 recebeu sua designação oficial do governo dos EUA.
O sistema apresenta o subsistema eletrônico de plataforma (PES — Platform Electronics Subsystem) fornecido pela Kongsberg Defense & Aerospace (KDA). O diretor de radares de vigilância aérea da Lockheed Martin, Rick Herodes, disse: “A Lockheed Martin está comprometida em investir em tecnologia de defesa avançada e o radar TPY-4 é um resultado direto desses investimentos. O TPY-4 atende às necessidades de campos de batalha em rápida mudança, marcados pelo crescimento tecnológico e pelo surgimento de ameaças cada vez mais desafiadoras”.
O novo radar multimissão da Lockheed Martin consegue rastrear ameaças existentes e emergentes, integrando-se aos sistemas de defesa aérea existentes. Projetado como uma arquitetura de sensor totalmente digital e definida por software, o novo radar TPY-4 de defesa aérea pode ser transportável ou empregado de modo fixo, sendo totalmente funcional mesmo em ambientes contestados.
A conformidade com o padrão aberto de hardware, software e interface do TPY-4 oferece facilidade de integração com suporte de longo prazo. O radar pode se adaptar rapidamente às mudanças operacionais necessárias usando os aprimoramentos de software, sem fazer nenhuma alteração de hardware ou design. Ele pode detectar alvos muito pequenos ou difíceis de detectar e operar em condições climáticas e ambientes adversos.