Lockheed Martin começou a modernizar os Vipers da USAF. O primeiro F-16 chegou em 12 de março na planta da Lockheed Martin em Greenville – Carolina do Sul para realizar serviços de manutenção e atualização de sistemas em nível de parque do programa Sustainment Depot da USAF. O primeiro Viper é o F-16D Bloco 40A matrícula USAF AF 87-0391 pertencente o USAF 416 FLTS ‘ED’, sediado em Edwards AFB.
A instalação é o primeiro parque de manutenção para serviços a nível de parque privado, com base nos Estados Unidos, voltado para a frota de F-16 e irá liderar uma série de esforços de modernização e de atualizações estruturais, como parte de um contrato de US$ 900 milhões assinado em dezembro de 2020 entre a USAF e a Lockheed Martin.
O valor do contrato vale por 10 anos e inclui atividades de manutenção no nível de parque, trabalho programático predefinido, modificação nas aeronaves e manutenções não programadas. Como fabricante do F-16 Fighting Falcon, a Lockheed Martin está preparada para fornece soluções sob medida para otimizar a frota de F-16, gerando maior capacidade, prontidão e desempenho.
Até o momento, um total de 4.588 F-16s foram produzidos e atualmente são operados por 25 países, sendo a grande maioria deles ainda está em operação, onde o maior usuário é a USAF.
@CAS