Lockheed Martin apresentou o primeiro F-35A da Força Aérea Belga. A Lockheed Martin apresentou o primeiro F-35A Lightning II da Força Aérea Belga, ou Belgische Luchtmacht (BLu). Uma cerimônia oficial foi realizada ontem (10/12) em Fort Worth, no Texas (EUA), com a presença de várias autoridades civis, militares e convidados.
“A chegada do F-35 na Força Aérea Belga nos permitirá continuar cumprindo todas as missões em cooperação com os nossos Aliados e parceiros da OTAN, União Europeia entre outros”, disse o Almirante Michel Hofman, Chefe das Forças Armadas Belgas.
O projeto F-35 cria oportunidades de emprego de alta qualidade a longo prazo na Bélgica. Através do programa Essential Security Interest (ESI), a Lockheed Martin irá transferir tecnologia de ponta, expandindo conhecimento para a indústria local, proporcionando aos belgas empregos no segmento de alta tecnologia pelas próximas décadas.
Em 2018, o Departamento de Estado dos EUA aprovou a Venda Militar Estrangeira de 34 caças F-35A Lightning II para a Bélgica, em um negócio avaliado em US$ 6,5 bilhões. A primeira aeronave, designada AY-01, será entregue no próximo ano.
Os primeiros Lightning IIs da BLu serão enviados para a Base Aérea de Luke, no Arizona, onde se juntarão ao 312º Esquadrão de Caça (312nd FS) subordinado à 56ª Ala de Caça (56th FW). Esta Unidade é responsável por fornecer treinamento F-35A para nações Aliadas.
@FFO