A Lockheed Martin, através da sua unidade na Índia, compartilhou nas suas redes sociais a primeira imagem do novo helicóptero naval multi-missão MH-60R Seahawk, produzido para a Marinha da Índia (IN – India Navy). A foto do novo helicóptero, matrícula IN751, foi compartilhada pela empresa neste dia 04 de dezembro, quando é comemorado no país o Dia da Marinha.
Durante a visita do Presidente dos EUA, Donald Trump, à Índia, em 15 de fevereiro de 2020, o Governo Indiano assinou um contrato com a empresa Lockheed Martin para a aquisição de 24 Sikorsky MH-60R, no valor total de US$ 905 milhões. A venda seguiu no âmbito do programa US Foreign Military Sales (FMS), e foi autorizado pelo Naval Air Systems Command (NAVAIR) da US Navy. A aprovação do Departamento de Estado dos EUA ocorreu em abril de 2019, após analisar a carta de Carta de Intenções (LOR – Letter Of Request), emitida pelo Governo de Bombaim para os EUA no final de 2018.
Estas 24 aeronaves irão substituir a atual frota de helicópteros navais, baseada nos antigos Sikorsky UH-3H Sea King e Westland Sea King Mk.42B (versão britânica do Sea King). Com algumas modificações, os novos MH-60R Seahawk da Marinha da Índia, estão baseados na atual versão usada pelas Forças Navais Reais Sauditas (RSNF – Royal Saudi Naval Force).
Os novos MH-60R indianos irão operar embarcados nos navios de primeira linha da frota da Marinha, como porta-aviões, destróieres, fragatas e corvetas. Eles terão como principal missão a guerra anti-superfície (ASuW – Anti-Surface Warfare) e guerra antissubmarino (ASW – Anti-Submarine Warfare), podendo atuar em missões secundárias de logística de cargas, transporte de pessoal, reposição vertical (VERTREP – Vertical Replenishment), busca e salvamento (SAR – Search And Rescue), tiro naval (NGFS – Naval Gunfire Support), vigilância e ponte de comunicações.
Este primeiro lote de 24 unidades atende às necessidades imediatas da IN, que através do seu programa Naval Multi-Role Helicopter (NMRH), está em processo pesquisa de mercado para fechar um grande contrato envolvendo 123 novos helicópteros navais.
@FFO