Lockheed Martin apresenta o primeiro F-16 Block 70 do Bahrein. A Lockheed Martin apresentou oficialmente ontem (10/03), o primeiro F-16 Block 70 da Força Aérea Real do Bahrein (RBAF – Royal Bahraini Air Force). Uma cerimônia foi realizada nas instalações da empresa em Greenville, na Carolina do Sul, com a presença de autoridades do Reino do Bahrein, do governo dos EUA e convidados.
O Reino do Bahrein tem uma longa história com esta aeronave, uma vez que foi o primeiro operador de F-16 no Conselho de Cooperação do Golfo no início da década de 1990. Agora está recebendo o primeiro F-16 Block 70.
“A cerimônia de hoje representa a próxima geração do legado poderoso e comprovado do F-16 e demonstra o compromisso da Lockheed Martin em avançar no desenvolvimento deste programa, para trazer essa avançada variante do século 21, tão necessária para os operadores. Com a iteração do Bloco 70, estamos transformando a 4ª geração de caças da Força Aérea Real do Bahrein e de outros parceiros e aliados em todo o mundo”, disse OJ Sanchez, Vice-Presidente do Integrated Fighter Group do Programa F-16.
O F-16 Block 70 apresentado na cerimônia é o primeiro de dezesseis unidades adquiridas pelo Bahrein. Ele fez seu primeiro voo em 24 de janeiro de 2023, e desde então passa por testes de voo na Base Aérea de Edwards, na Califórnia, antes de ser entregue para a RBAF, o que deverá ocorrer em 2024.
“O F-16 apresentado hoje foi construído por nossa talentosa e comprometida força de trabalho em Greenville. Estamos orgulhosos de chamar Greenville de casa do F-16 e esperamos continuar a produzir jatos para todo o mundo”, disse Danya Trent, Vice-Presidente do Programa F-16.
Seis países selecionaram aeronaves das versões Block 70/72, cuja carteira de pedidos acumula 127 jatos que serão construídos nas instalações da Lockheed Martin de Greenville. Recentemente o governo da Jordânia assinou uma Carta de Oferta e Aceitação (LOA) para 12 unidades, enquanto a Bulgária também assinou uma LOA para oito jatos adicionais para sua frota, o que aumentará o backlog do F-16 Block 70/72 para 147 unidades.
Fonte: LM
@FFO