Lockheed lança o projeto A330 LMXT para concorrer como o futuro KC-Y da USAF. A Lockheed Martin divulgou hoje (16/09), o seu projeto para a aeronave LMXT de reabastecimento em voo e transporte, que deverá competir diretamente com o Boeing KC-46 na próxima licitação de aviões-tanque da USAF.
Baseado no Airbus A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport), o LMXT é uma versão fortemente modificada especificamente para atender às necessidades da USAF, o que incluem um conjunto de comunicações de Comando e Controle (C2), alcance e capacidade de fornecimento de combustível otimizados.
“A Lockheed Martin tem um longo e bem-sucedido histórico de produção de aeronaves para a Força Aérea dos Estados Unidos e entendemos o papel crítico que os reabastecedores desempenham para garantir o sucesso total das missões. O LMXT combina desempenho comprovado e capacidades específicas do operador para atender aos requisitos de reabastecimento da USAF em apoio à Estratégia de Defesa Nacional americana”, disse Greg Ulmer, líder dos negócios aeronáuticos da Lockheed.
A notificação busca por empresas que possam fornecer até 15 aeronaves reabastecedoras por ano, a partir de 2029. O Boeing KC-46 e o Lockheed LMXT devem competir diretamente pelo contrato do KC-Y, que deverá envolver a produção de até 160 aeronaves.
Espera-se que a Lockheed dê mais detalhes sobre o LMXT na Conferência Aérea, Espacial e Cibernética da Associação da USAF, que acontecerá na próxima segunda-feira (20/09). Além dos recursos básicos do Airbus A330 MRTT, o comunicado da Lockheed informa que o LMXT adicionará um backbone de arquitetura aberta (JADC2), permitindo a conexão de novos sistemas de comunicação, bem como “um nó de operações multi-domínio que conectará a aeronave ao cenário de batalha, aumentando a consciência situacional, fornecendo comunicações datalink para ativos de toda a força”, disse Lockheed no seu comunicado à imprensa.
A empresa destacou que o LMXT irá alavancar o “sistema operacional de visão e câmera, comprovada em combate” do A330 MRTT, certamente “cutucando” o “calcanhar de aquiles” do KC-46, que sofre problemas no seu sistema de visão remota. Isto está atrasando a entrada em operação completa do jato da Boeing até pelo menos 2023, quando um novo sistema de visão será colocado em serviço. Além disso, o Lockheed LMXT também conta com a mesma sistema de lança (boom) fly-by-wire, utilizada nos A330MRTT.
Em 2010, o A330 MRTT e o KC-46 concorreram pelo contrato KC-X da USAF, que foi concedido à Boeing. Desde então, no entanto, a Airbus vendeu o A330 MRTT para 13 operadores, incluindo para o Reino Unido, Austrália, Cingapura, França e Arábia Saudita.
A Lockheed não revelou onde o LMXT será construído, mas disse que trabalhará com fornecedores americanos. Durante a competição KC-X anterior realizada no final dos anos 2000, a Airbus planejou construir o A330 em Mobile, Alabama, e a empresa teve o apoio significativo da bancada deste estado no Congresso. Curiosamente, no material promocional do LMXT, a Lockheed está salientando que a nova aeronave será “construída na América, por americanos para americanos!”
@FFO