A Lockheed Martin concluiu com sucesso as avaliações do seus sistema Sniper ATP (Advanced Targeting Pod), em conjunto com o caça sul-coreano KAI FA-50. Os resultados usando armamentos de longo alcance alcançaram os objetivos previstos, e abrem o caminho para a obtenção da certificação de aeronavegabilidade do conjunto FA-50/ATP.
A etapa inicial de ajustes estáticos do ATP foi concluída em setembro de 2019, e esta fase de testes dinâmicos avaliaram a interação entre a aeronave, a interface com o piloto e as características específicas do pod em voo.
“O sucesso dessa etapa abre caminho para a integração do Sniper nas plataformas FA-50 em todo o mundo. Estamos orgulhosos de adicionar o FA-50 à longa lista de plataformas nas quais o Sniper ATP pode operar. Mais de 27 clientes nacionais e internacionais confiam no Sniper ATP e ele continua a ser uma solução importante por conta da sua precisão, acessibilidade e confiabilidade”, disse Kenen Nelson, Diretor do Programa de Controle de Mísseis da Lockheed Martin.
A partir de agora, a fabricante da aeronave KAI (Korea Aerospace Industries) será responsável por obter o Certificado de Aeronavegabilidade (COA) para o FA-50 operar com o Sniper ATP. Uma vez emitido o certificado, a KAI e a Lockheed Martin poderão atualizar as aeronaves em operação, e produzir novas aeronaves equipadas com esse novo sistema.
O sistema Sniper ATP possui uma capacidade aprimorada, oferecendo imagens de alta resolução com enorme precisão para marcação de alvos, missões de inteligência, vigilância e reconhecimento. Usando feixes de laser, o ATP automaticamente detecta, identifica, rastreia e designa alvos estratégicos com dimensões reduzidas, à grandes distâncias. Atuando acoplado ao GPS, tem capacidade de marcar vários alvos fixos e móveis simultaneamente, para armamentos guiados por laser. O Sniper ATP é o sistema de designação de laser mais usado pelas forças armadas dos EUA e de muitos dos seus aliados internacionais.
@FFO