Localizados os tripulantes de helicóptero acidentado na selva amazônica. A Força Aérea Brasileira (FAB), o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP) da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará, o Grupo Tático Aéreo do Amapá e o IBAMA mobilizaram suas aeronaves e militares para localizar os três tripulantes de um helicóptero que desapareceu na última quarta-feira (16) na selva amazônica. O trio foi encontrado no sábado (18) pelos militares do GRAESP em uma região de altas árvores que esconderam os destroços do acidente.
O helicóptero acidentado, um EC-120 Colibri matrícula PR-BGF, tinha como piloto o Tenente-Coronel Josilei Gonçalves de Freitas e outros dois tripulantes, o mecânico Gabriel Silva Serra e o engenheiro civil da FUNAI, José Francisco Pereira Vieira. Segundo a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde, a equipe fazia inspeção de pistas de pouso nas terras indígenas.
O voo decolou pela manhã do Polo Base Bona, na Aldeia Maritepu, no Pará, com destino ao Aeródromo Sérgio Miranda, em Macapá, onde pousaria no meio da tarde. Durante o trajeto, a aeronave sofreu uma pane, fazendo que o Ten Cel Freitas realizasse um pouso forçado entre as grandes árvores na área próximo ao Rio Itapuru, a cerca de 70 quilômetros a sudoeste de Pedra Branca do Amapari, município distante cerca de 183 quilômetros da capital do Amapá.
Com o aviso do desaparecimento do helicóptero, o Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (SALVAERO) Amazônico, da Força Aérea Brasileira (FAB), assumiu a coordenação das operações de buscas aéreas na região. Na quinta-feira (17) o SC-105 do 2º/10º GAV “Esquadrão Pelicano”, matrícula FAB 6550, voou de Campo Grande (MS) para atuar nas buscas, onde já estavam os H-36 Caracal do 3º/8º GAv “Esquadrão Gavião”, o Cessna 208B do GRAESP matrícula PP-EPV “Guardião 09” , helicóptero do IBAMA entre outras.
Após três dias de buscas sobre uma área de selva densa, os militares do GRAESP passaram sobre o local do acidente, que estava totalmente escondido pelas árvores. Mas, um dos rádios VHF do Caravan “Guardião 09” estava sintonizado na frequência livre (123.450 MHz), quando ouviram surpresos as chamadas do Ten Cel Freitas, piloto do helicóptero desaparecido.
“Estávamos sobrevoando a região quando os rádios modularam a frequência e a tripulação perdida nos chamou, pois reconheceram nossa aeronave, um Caravan que estava atuando na área. Eles acenderam uma fogueira. Foi quando nossa equipe identificou o local, marcamos as coordenadas e verificamos que, do ponto indicado até Macapá (capital do Amapá), a distância é de aproximadamente 40 minutos. Acionamos a Força Aérea Nacional para que eles possam ser resgatados. O melhor disso tudo foi ter encontrado os três tripulantes vivos”, contou o sargento Max, tripulante do Caravan, do GRAESP.
O retirada das três vítimas da selva foi realizada por um helicóptero H-36 do 3º/8º GAV, o FALCÃO 13.
O Ten Cel Gonçalves é um conhecido piloto de helicópteros, com grande experiência em voar na região amazônica. Ele foi uma das pessoas que ajudou a implantar a aviação de segurança pública no Brasil, tendo comandando os grupos de aviação do governo do Distrito Federal (onde ingressou na PM em 1997) e do Pará (GRAESP), bem como voou no Grupo Tático Aéreo do Amapá e também ajudou a criar a aviação do Ibama.
Após deixar o hospital, sem nenhum arranhão, o Ten Cel Gonçalves agradeceu as equipes de resgate: “Obrigado por todo o apoio, por toda a gentileza e presteza dos órgãos do governo local, da Força Aérea, do GRAESP do Pará, que nos comunicou e a gente conseguiu contato, e graças a deus, ao treinamento, a tudo isso, após uma pane, nós conseguimos ter todo mundo com vida, pousar numa pane é bem complicado, no meio de uma selva dessas”, disse.
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