LM e Rafael vão trabalhar juntas no sistema de laser de alta energia. A Lockheed Martin e a Rafael Advanced Defense Systems, Ltd., assinaram um acordo para o desenvolvimento, teste e fabricação conjunto do High Energy Laser Weapon Systems (HELWS) tanto nos EUA como em Israel. O futuro desenvolvimento conjunto será baseado nos ativos que foram desenvolvidos independentemente pela RAFAEL e pela Ministry of Defense’s Directorate of Defense Research and Development (DDR&D) no âmbito do projeto IRON BEAM.
A cooperação será voltada para o desenvolvimento de uma variante do sistema para o mercado americano e para exportação. Após anos de desenvolvimento conjunto pela DDR&D e RAFAEL, o projeto IRON BEAM foi iniciado pelo DDR&D. No último ano, foi realizada uma série de testes no sistema que comprovaram a operacionalidade capacidade do sistema. O IRON BEAM é um HELWS de classe 100kW, que deve ser o primeiro sistema operacional para defesa aérea terrestre contra ameaças como foguetes, morteiros e UAVs, entregando engajamento na velocidade da luz.
“Este acordo de parceria estratégica serve como um multiplicador de força para RAFAEL e o governo israelense. Estamos trabalhando para garantir que nossos clientes recebam os sistemas mais avançados, eficazes e os melhores da categoria. Este acordo irá expandir e diversificar as capacidades que podemos oferecer a uma variedade de clientes. Nas últimas três décadas, com o DDR&D e o Ministério da Defensa, a RAFAEL investiu em pesquisa e desenvolvimento de laser, resultando em IRON BEAM e esperamos se tornar o primeiro sistema operacional de defesa a laser de seu tipo. Isso serve como um exemplo claro das capacidades feitas por Israel que levam à cooperação estratégica que beneficiará muito os dois lados” — CEO da RAFAEL e Presidente Maj. General (Ret.) Yoav Har-Even.
O IRON BEAM está programado para ser integrado à matriz de defesa aérea de várias camadas de Israel. O custo-benefício eficaz e operacionalmente eficiente conseguirá combater ameaças emergentes, ao mesmo tempo em que defende infraestrutura crítica, locais estratégicos, forças de manobra e centros populacionais.
“A missão da Lockheed Martin é oferecer as melhores soluções de segurança que ajudam nossos clientes a ficarem à frente de seus adversários. Trabalhando com Rafael, nossa equipe conjunta ajudará a trazer essa nova capacidade de salvar vidas para nossos clientes. Essa capacidade única aprimorará o sistema vital de defesa aérea e antimísseis de Israel com tecnologia a laser de última geração, e estamos honrados com a oportunidade de expandir o papel da Lockheed Martin como companheiro de equipe de segurança para o Estado de Israel” — Diretor de operações da Lockheed Martin, Frank St. John.
“Vemos a capacidade do IRON BEAM que foi desenvolvido junto com o DDR&D como um avanço tecnológico, com sua eficácia comprovada contra alguns dos mais ameaças sofisticadas, incluindo foguetes, morteiros, drones e UAVs, inclusive em enxames. O sistema foi projetado para fornecer defesa contra ameaças emergentes no complexo campo de batalha de hoje, reforçando a força da Frente Interna israelense e é um catalisador para forjar colaborações bilaterais” — Vice-presidente executivo Dr. Ran Gozali, chefe da Diretoria de Sistemas Terrestres e Navais da Rafael.
“A Lockheed Martin está entrando em uma nova área de operações em Israel. Como líder em tecnologia, nossa plataformas aéreas, como F-35, F-16, C-130 e mais, estão em operação em Israel há muitos anos e incluindo CH-53K, eles continuarão no futuro. Agora, entramos no era do laser de alta energia e estamos ansiosos para colocar em campo operacional, confiável e altamente eficaz sistemas com colegas de equipe como Rafael” — Joshua (Shiki) Shani, diretor-executivo da Lockheed Martin Israel.
A Lockheed Martin tem décadas de experiência projetando, desenvolvendo e testando com sucesso sistemas e subsistemas críticos que executaram todo o engajamento de ameaças desde a detecção até a derrota. A experiência da Lockheed Martin é o produto de décadas de investimento em protótipos de sistemas, que demonstraram eficácia contra uma variedade de alvos. As empresas desenvolverão e colocarão em campo esse sistema de armas a laser de alta energia e explorarão oportunidades adicionais para fornecer essa capacidade crítica aos Estados Unidos e potencialmente a outros lugares.
@CAS