Livro Pequeno Príncipe faz 80 anos e ganha um Rali Aéreo. Como parte da celebração dos 80 anos da publicação mundial da obra-prima de Antoine de Saint-Exupéry, “O Pequeno Príncipe”, está sendo organizado um rali aéreo em homenagem ao navegador, entre Toulouse, na França, e o sul do Marrocos.
Em 6 de abril de 1943, portanto há 80 anos, foi lançado o livro “O Pequeno Príncipe”, uma obra que hoje ainda vende mais de 400.000 cópias por ano somente na França. Para celebrar dignamente este aniversário, e prestar uma junta homenagem ao seu autor — Antoine de Saint-Exupéry – a associação Air Aventures realizará a segunda edição do rali aéreo entre a cidade francesa de Toulouse e a cidade marroquina de Tarfaya-Cap Juby, onde o “pai” do “Pequeno Príncipe” foi gerente da estação da companhia aérea francesa Aéropostale, no seu auge.
Cerca de quinze tripulações vão decolar no dia 18 de maio de 2023 (o evento começa no dia anterior) do aeródromo Toulouse-Lasbordes para chegar ao sul de Marrocos em dez dias. AFundação Antoine de Saint-Exupéry para a Juventude prestará apoio aos aviadores.
Ao longo do percurso do rali aéreo, serão realizadas ações na França, Espanha e Marrocos como trocas de cartas, projeções, plantação de árvores, transporte de equipamento de astronomia para o Reino cherifian, atuações artísticas na areia do deserto, oficinas educativas, entre outros. Em suma, o suficiente para prestar uma bela homenagem à lenda francesa da aviação e da literatura que desapareceu em 31 de julho de 1944 no Mar Mediterrâneo durante a II Grande Guerra!
Nascido em 29 de junho de 1900, em Lyon, na França, Saint-Exupéry ingressou em 1921 no serviço militar, no Regimento de Aviação de Estrasburgo, após ter sido reprovado para a Escola Naval. Em 1922 obteve licença de piloto e o grau de subtenente da reserva. Em 1926 foi admitido na Aéropostale, onde começou sua carreira de piloto de linha, voando entre Toulouse, Casablanca e Dacar. Nessa época, publicou seu primeiro livro, O Aviador (1926).
Ajudou a implantar rotas de correio aéreo na África, América do Sul e Atlântico Sul, além de ter sido pioneiro nos voos Paris – Saigon e Nova Iorque – Terra do Fogo. Esteve diversas vezes no Brasil. Nessa época, publicou o primeiro livro, Correio do Sul (1929). Na década de 1930, Exupéry trabalhou como piloto de provas para a Air France e repórter do jornal Paris-Soir. Em 1931, publicou Voo Noturno, onde exaltou os primeiros pilotos comerciais que enfrentavam a morte no cumprimento do dever. Registrou suas próprias aventuras em Terra dos Homens (1939).
Com a invasão dos nazistas na França, Exupéry fugiu para os Estados Unidos. Nesse período, escreveu Carta a Um Refém (1943) e incentivado por editores americanos, que viram sua habilidade como desenhista amador, para fazer uma obra infantil. Até ali, seus livros falavam de sua paixão profissional: a aviação.
Em abril de 1943, após seus 27 meses na América do Norte, Saint-Exupéry partiu com um comboio militar americano para Argel, para voar com a Força Aérea Francesa Livre. Ele foi designado para o Groupe de reconnaissance II/33 “Savoie” para voar Lockheed F-5B-1-LO, uma versão de reconhecimento do P-38L Lightning. Foi com ele que, em sua nona missão, decolou de uma Base Aérea na Córsega para nunca mais retornar. Ele e seu avião desapareceram sobre o Mar Mediterrâneo em um voo de reconhecimento.
Em 2004, autoridades francesas e investigadores do Departamento Arqueológico Subaquático francês confirmaram oficialmente que foram localizados os destroços do bimotor Lockheed F-5B de Saint-Exupéry, porém seu corpo nunca foi localizado.
Serviço:
RALI AÉREO TOULOUSE – TARFAYA/CAP JUBY
Data: de 17 à 27 de maio de 2023
Contatos de imprensa:
Agence La Bande alabory@agencelabande.com
CB Press Relations caroline.brown.rp@gmail.com
@CAS