Lituânia entrega aeronaves L-39ZA Albatros à Ucrânia. O Ministério da Defesa da Lituânia despachou outro carregamento de ajuda militar para a Ucrânia. A última entrega inclui uma aeronave de ataque leve Aero Vodochody L-39ZA Albatros, que foi entregue a Força Aérea da Ucrânia (UAF) pelo exército lituano em 20 de abril.
O Albatross doado é o L-39AZ LAF “16” (c/n 395403) que servia na Base Aérea de Siauliai — Zokniai (EYSA) na unidade de Lengvas Ataka Lektuvas Grandis (Aeronave de ataque leve avançada)
A Lituânia está doando a sua única aeronave L-39ZA Albatross restante à Ucrânia “de forma não reembolsável para promover os seus objetivos e funções”. O L-39ZA é uma aeronave de treinamento e combate baseada no L-39C, que pode efetivamente ser usada como aeronave de ataque leve.
Ele foi projetado para uma carga de combate de 1.100 kg e possui quatro pontos rígidos onde podem ser acoplados foguetes não guiados ou bombas. Além disso, o armamento do L-39ZA também inclui um canhão de aeronave GSh-23L de cano duplo de 23 mm com capacidade de munição de 150 tiros.
Respondendo aos apelos de assistência da Ucrânia, a Lituânia tem sido proativa na prestação de apoio. Juntamente com o L-39ZA, o pacote de ajuda deste ano à Ucrânia incluiu munições de 155 mm, veículos blindados M577, sistemas anti-drones, geradores, equipamento de inverno, dezenas de milhares de conjuntos de agasalhos e milhares de cartuchos de munição e lançadores de granadas antitanques Carl Gustaf, bem como sistemas de detonação remota RISE-1.
O Albatross com destino à Ucrânia faz parte de um par que passou por uma revisão de aviônicos e equipamentos de navegação na Romênia em 2007. Ambas as aeronaves foram aposentadas em 2018.
@CAS