Lituânia adquire mísseis AMRAAM para seus sistemas NASAMS. Lituânia adquiriu 36 mísseis ar-ar de médio alcance RTX AIM-120C-8 (AMRAAM) e outros equipamentos e apoio num acordo feito via vendas militares estrangeiras (FMS — Foreign Military Sales) com o governo dos EUA, avaliado em US$100 milhões autorizado em 23 de outubro de 2023.
A Agência de Cooperação para a Segurança da Defesa dos EUA (DSCA) informou que os mísseis sejam utilizados com os Sistemas Nacionais Avançados de Mísseis Superfície-Ar (NASAMS — National/Norwegian Advanced Surface to Air Missile System) baseados em terra, dos quais a Lituânia opera duas baterias encomendadas ao fornecedor norueguês Kongsberg em 2017.
O AIM-120 AMRAAM é um míssil para todos os climas fabricado pela empresa de defesa americana RTX. O míssil é mais conhecido por ser empregado em aeronaves de combate para missões BVR. AMRAAM tem comprimento de 3,6 metros, diâmetro de 17,7 centímetros (cm) e envergadura de 52,5 cm. O peso de lançamento do míssil é de 150,7 quilogramas (kg). Ele pode transportar uma ogiva de fragmentação de explosão altamente explosiva de 18,1 kg a um alcance máximo entre 20 milhas náuticas (nm) e 30 nm.
O policiamento e defesa antimísseis, esta é a ordem da Lituânia, que surge após a nação báltica ter apelado aos seus parceiros da OTAN para cumprirem as promessas feitas na cimeira de Vilnius, em junho, para fortalecer o flanco oriental da aliança. Em agosto deste ano, a Lituânia comprou mais dois sistemas à Kongsberg por 10,7 milhões de dólares, destinados à Ucrânia, enquanto o país devastado pela guerra continua a resistir à invasão em grande escala da Rússia.
@CAS