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Link BR2 segue avançando

20 de outubro de 2020
Equipe da Mectron Comm na Ala 3 em Canoas, junto a um F-5EM do 1º/14º GAV (Foto: Rafaela Reinehr).

O Sistema de enlace de dados Link BR2 permitirá à FAB comunicação em tempo real, entre vetores aéreos e estações de Comando e Controle. Esta comunicação, realizada por meio de protocolo encriptado e com alto grau de segurança, proporcionará o compartilhamento de informações de radares, troca de mensagens, vídeos e outras inúmeras aplicações operacionais, permitindo a ampliação da consciência situacional de todos os participantes da rede, no ar e no solo. É uma ferramenta essencial no atual campo de batalha.

A responsabilidade do desenvolvimento está a cargo da Mectron Comm – empresa do Grupo AEL Sistemas – que em setembro apresentou os avanços do Projeto Link BR2 para a Força Aérea Brasileira (FAB) na Ala 3 em Canoas/RS e na sede da AEL Sistemas em Porto Alegre/RS.

Durante os encontros, foi tratado sobre o Design Reviews, quando foram verificadas  as modificações na plataforma do caça F-5M e o Protocolo de Comunicação. Também foram verificadas as modificações que permitirão a integração no Sistema de Enlace de Dados Táticos. A equipe da FAB também realizou visita ao Laboratório para comprovação de testes necessários e que garantem a confiabilidade das etapas desenvolvidas.

De acordo com o Gerente do Projeto da (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Major Especialista em Comunicações Romulo Silva de Oliveira, com a apresentação foi possível verificar a atual fase de maturidade do Programa.

“Estamos bastante satisfeitos com a evolução apresentada e estamos confiantes na preparação para a Campanha de Ensaios em Voo que, em breve, será iniciada. A integração dos diversos meios na Rede Link-BR2 colocará a Força Aérea em um novo patamar operacional, permitindo a  efetiva atuação na era da Guerra Centrada em Redes (NCW – Network Centric Warfare)”.

Em nossa edição atual da Revista Força Aérea (RFA 126) trazemos uma excelente matéria sobre os sistemas datalink usados na FAB (Link BR1), e traçamos como será o perfil do sistema Link BR2, que deverá ser o sistema de enlace de dados padrão do KC-390, F-39E/F, A-29 e de outros vetores da Força Aérea. Acesse e confira. Se não for assinante, faça já sua assinatura!

@CAS

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