LIG Nex1 entrega sistema de EW para o KF-X. A empresa LIG Nex1 Co entregou o protótipo de sistema de autoproteção de EW (Guerra Eletrônica) para aeronave de caça KAI KF-X, o caça de 6ªa geração da Coreia do Sul. A empresa de defesa sul-coreana desenvolveu um sistema de autoproteção de guerra eletrônica (EW) que será integrado ao Korean Fighter eXperimental (KF-X) que está sendo desenvolvida para a Força Aérea da República da Coreia (RoKAF).
O protótipo do sistema de EW foi entregue a Korea Aerospace Industries (KAI) no segundo semestre de 2020 para equipar os protótipos KF-X, que atualmente estão sendo montados na sede da KAI em Sacheon, província de Gyeongsang do Sul.
O primeiro protótipo deve fazer seu roll-out em abril. A KAI espera concluir a construção do segundo e de um terceiro protótipos ainda este ano e terminar a montagem dos três demais protótipos no primeiro semestre de 2022. Ao todo seis aeronaves serão ousadas na fase de ensaios e homologação. O quarto e o sexto protótipos devem ser biplaces.
O pacote interno EW, que foi desenvolvido sob um contrato de US$101 milhões, foi assinado no final de outubro de 2016 e deverá entrar em produção seriada somente após uma série de testes e avaliações, tanto em solo como em voo. Em seu site LIG Nex1 descreveu o sistema, simplesmente como “KFX EW Suite”, equipado com um “jammer de autoproteção EW” projetado para detectar, analisar e bloquear sinais de radares inimigos e/ou mísseis . A suíte também será integrada com contramedidas de autoproteção, como chaff e flares, que serão disparadas automaticamente frente a uma potencial ameaça.
@CAS