Líder do grupo russo Wagner morre em “acidente” de avião. O líder do grupo mercenário russo Wagner, Yevgueni Prigozhin, estaria entre as dez vítimas de um jato executivo que caiu no distrito de Bologovsky, região de Tver, no interior da Rússia. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (23/08) pela agência de notícias Tass, mas não foi confirmada oficialmente pelas autoridades do país.
Segundo o Ministério de Situações de Emergência, 10 pessoas morreram na queda. Um dos passageiros incluídos na lista da Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia (Rosaviatsiya) teria exatamente o mesmo nome de Prigozhin.
De acordo com informações não oficiais, o jato Embraer Legacy 600, matrícula russa RA-02795, supostamente pertenceria ao chefe do grupo Wagner, e estava em deslocamento de Moscou e São Petersburgo.
Diversos vídeos de uma aeronave caindo aos pedaços foram divulgados nas redes sociais. O canal Mash informou na sua conta no Telegram que seria o Legacy de Prigozhin, e que “testemunhas ouviram dois fortes estrondos instantes antes da queda”. Há fortes suspeitas de que o jato teria sido abatido em voo.
Lembrando que em junho passado, Prigozhin liderou um motim contra o presidente russo Vladimir Putin por insatisfações na guerra da Ucrânia. Seus homens chegaram a marchar em direção à Moscou, mas recuaram após um acordo mediado pelo presidente da Belarus, Alexsander Lukaschenko, e desde então ele estaria exilado no país (saiba mais).
@FFO