LHD Trieste da Marina Militare inicia as provas de mar. O novo navio de assalto anfíbio multifuncional da Marinha italiana, o ITS Trieste realizou seu primeiro teste de mar ao largo de Nápoles, Itália – nas águas do Golfo de La Spezia no dia 12 de agosto de 2021. O LHD ou Landing Helicopter Dock Trieste L 9890 foi inteiramente fabricado no histórico e revitalizado estaleiro de Castellammare di Stabia (Nápoles), estando inserido no importante programa de renovação naval da frota militar da Marinha Italiana, iniciado em 2014. Ele deverá ser comissionado no final do ano que vem.
Um complexo e variado programa de testes, que envolverá as provas de mar do Trieste, iniciou neste mês e irá durar ao menos mais de um ano, em atividades destinadas a verificar o funcionamento da plataforma e dos sistemas de combate, conduzidos por pessoal técnico do fabricante, sob supervisão da Marinha, para garantir rigorosa cumprimento dos requisitos militares contratuais. Provas aéreas devem começar no final no ano, com o embarque de helicópteros.
O Landing Helicopter Dock, designado L 9890 na Marina Militare, foi projetado para realizar missões de amplo espectro, inclusive para projetar força. O Trieste foi concebido, desde a fase preliminar do projeto, para ser uma ferramenta flexível, modular, confiável, de baixo impacto ambiental, facilmente reconfigurável e atualizável, de acordo com o conceito “one fits all”, que é capaz de unidade de realizar missões tradicionalmente realizadas por diferentes tipos de plataformas.
Com comprimento total de 245 metros, deslocamento de aproximadamente 38.000 toneladas totalmente carregado e um deck com 230 metros de comprimento e cerca de 55 metros de largura (incluindo elevadores), o Trieste, cujo a encomenda foi feita em 2015 ao custo de € 1,1 bilhões foi lançado em 25 de maio de 2019 será entregue à Marinha em dezembro de 2022.
Ele é a maior unidade naval construída na Itália desde o pós-guerra. Quando operacional ele poderá levar helicópteros, Tiltrotors V-22 e empregar aeronaves Lockheed Martin F-35. Com a marina Italiana ele irá empregar aeronaves F-35B e AV-8B e helicópteros AB212, EH101(MH-90/SH90). Também poderá embarcar helicópteros da Aeronautica Militare Italiana (AMI) e da Aviazione Dell’Esercito Italiano.
@CAS