Letônia recebeu os primeiros helicópteros UH-60M Black Hawk. O Ministro da Defesa da Letônia, Artis Pabriks, usou suas redes sociais para informar a chegada ao país dos dois primeiros helicópteros UH-60M Black Hawk da Latvijas Gaisa Spēki, ou Força Aérea da Letônia (LGS).
As aeronaves foram transportadas ontem (11/12), por um C-17 da USAF dos Estados Unidos até a Base Aérea de Lielvārde, região central do país. A imagem acima mostra o desembarque do UH-60M, matrícula 106.
“É com grande satisfação que anuncio que recebemos hoje os 2 primeiros helicópteros Black Hawk para as nossas Forças Armadas! O avião dos EUA, nossos aliados, os trouxe para a base aérea das forças armadas de Lielvārde”, disse o Ministro Pabriks em sua conta no Twitter.
Em 02 de outubro de 2020 os governos da Letônia e dos Estados Unidos assinaram uma carta de intenções envolvendo a aquisição de quatro helicópteros UH-60M Black Hawk, destinados para reequipar a LGS. O acordo foi realizado através do Programa de Vendas Militares Estrangeiras dos Estados Unidos (FMS).
O contrato com valor de €175 milhões, envolve além das aeronaves, todos equipamentos de apoio, treinamento, peças de reposição e suporte na implementação do novo sistema de armas.
O UH-60M é a terceira geração do Black Hawk, em uso nas Forças Armadas dos EUA a mais de uma década. Em comparação com a geração anterior (UH-60L), essas aeronaves estão equipadas com motor mais potente, novas pás de rotor feitas de material composto, assentos aprimorados e melhor capacidade de sobrevivência, cockpit digitalizado, bem como sistemas de gerenciamento de voos otimizados.
A Guarda Nacional do Michigan (EUA) e as Forças Armadas da Letônia tem um acordo de mais de 25 anos, onde os norte-americanos passam conhecimentos de operação e gerenciamento de Bases Aéreas, além de treinar unidades especiais.
@FFO