Leonardo será fundamental no desenvolvimento dos radares dos Typhoons alemães e espanhóis. A Leonardo anunciou que assinou contratos com a Hensoldt no valor de € 260 milhões, que fará com que a empresa tenha um papel fundamental no desenvolvimento e entrega do radar E-scan ECRS Mk1 (European Common Radar System Mk1) para o Eurofighter Typhoon, encomendados pela Alemanha e Espanha.
A Leonardo realizará o trabalho de desenvolvimento dos novos recursos de banda larga e fornecerá as partes principais da antena do novo radar: APSC (Antenna Power Supply & Control) e seu processador. Leonardo já lidera o projeto do radar ECRS Mk0 E-scan encomendado pelo Kuwait e Qatar, cujo projeto sustenta o ECRS Mk1 e do radar ECRS Mk2 para os Typhoons do Reino Unido.
A Hensoldt é responsável por projetar o radar ECRS Mk1, enquanto a Airbus Defence & Space integrará o radar aos Eurofighter Typhoons alemães e espanhóis. O radar é baseado em componentes do sistema de radar CAPTOR-E, mas difere em elementos centrais e capacidades operacionais.
Alavancando sua liderança no consórcio EuroRADAR que produz o ECRS Mk0, Leonardo está facilitando a Hensoldt para assumir o papel de liderança do ECRS Mk1, reforçando as capacidades aéreas de combate terrestre da Alemanha. A estreita colaboração neste projeto é representativa da forte parceria mais ampla entre as duas potências da eletrônica de defesa.
A Hensoldt recebeu o contrato da Airbus para entregar os radares de varredura eletrônica ativa (AESA) em julho de 2020. O contrato prevê a entrega e integração de 110 radares para a Alemanha e um lote inicial de 5 radares para a Espanha até 2023.
O radar ECRS Mk1 alemão e espanhol possui um receptor multicanal digital e novos módulos de transmissão e recepção de banda larga de maior capacidade do Mk0. Além da produção da antena central, APSC e componentes do processador, a Hensoldt contratou a Leonardo para realizar o trabalho de desenvolvimento dos recursos de banda larga que explorarão esses novos módulos de recepção e transmissão para aumentar o alcance e a precisão de detecção do ECRS Mk1.
Espera-se que o primeiro radar ECRS Mk1 seja produzido em 2025. A Leonardo entregará módulos para o ECRS Mk1 de suas instalações em Nerviano, Edimburgo, Campi Bisenzio e Palermo. Leonardo também está liderando o projeto do ECRS Mk2, uma nova variante desenvolvida em parceria com a BAE Systems. O desenvolvimento do ECRS Mk2 foi financiado pelo Reino Unido e é apoiado pela Itália através do ECRS Mk2 Joint Industrial Team.
@CAS