Leonardo recebe pedido para três AW139 HEMS/SAR. A Leonardo anunciou no dia 6 de junho a expansão de sua frota de helicópteros bimotores AW139 na Austrália com um pedido de três aeronaves por parte do Serviço de Helicópteros de Resgate de Emergência (ERHS — Emergency Rescue Helicopter Service) da Austrália Ocidental. Os helicópteros serão fornecidos pela principal operadora de helicópteros da região, a CHC Australia que realizará uma série de missões Helicopter Emergency Medical Services (HEMS), Busca e Resgate (SAR) e Transporte Inter-Hospital de Pacientes dos aeroportos de Jandakot e Bunbury em nome do ERHS.
Os AW139 serão entregues nas instalações da linha de montagem final da Leonardo em Vergiate na Itália no início de 2023 e entrarão em serviço no estado da Austrália Ocidental no final do ano, após customização realizada localmente. A nova aeronave contará com uma ampla gama de equipamentos sob medida, incluindo, entre outros, piloto automático DAFCS (Digital Automatic Flight Control System) de 4 eixos aprimorados com Hover Mode, TCAS II (Traffic Collision Avoidance System), holofote, câmera, corta fio e guindaste de resgate. O interior do HEMS e o console de missão avançado serão instalados na Austrália.
Este último contrato marca mais um sucesso notável para o AW139, o helicóptero mais vendido na Austrália, já sendo o modelo líder de Serviço Médico de Emergência (EMS) em todo o país. Mais de 130 helicópteros civis, de utilidade pública e militares de diversos modelos foram vendidos pela Leonardo no país até o momento. O AW139 foi escolhido por várias operadoras na Austrália para uma variedade de funções que abrangem HEMS/SAR, aplicação da lei, transporte offshore e funções governamentais com uma frota de mais de 60 unidades atualmente em serviço.
@CAS