Leonardo modernizará os C-27J Spartan da Força Aérea Australiana. O Departamento de Defesa da Austrália (DoD) e a empresa italiana Leonardo fecharam um acordo para atualizar sub-sistemas das aeronaves de transporte Leonardo C-27J Spartan da Força Aérea Real Australiana (RAAF).
Com valor de US$ 45 milhões, o contrato envolve a modernização dos sistemas de comunicações dos bimotores C-27J Spartan da RAAF. Os trabalhos iniciarão em setembro de 2023 e a conclusão prevista em 2026, e serão realizados por técnicos da Leonardo nas instalações da Base Aérea de Amberley, na Austrália.
“A atualização do sistema de rádio criptografado dos C-27J garantirá a disponibilidade de comunicações seguras, incluindo interoperabilidade entre os principais parceiros estratégicos e redes de inteligência, proporcionando maior segurança geral para os militares da Força de Defesa Australiana”, disse o Vice-Marechal da RAAF Leon Phillips.
Recebidos pela RAAF a partir de 2015, os dez C-27J Spartan são operados pelo Esquadrão No. 35, sediado na Base Aérea de Amberley, Queensland. Entre as missões destinadas para esses bimotores estão o transporte de cargas, passageiros, tropas, lançamento de pára-quedas, apoio humanitário, busca e salvamento, evacuação aeromédica, entre outras.
Fonte: DoD Austrália
@FFO