Leonardo leva o contrato para desenvolver RWUAS. O Ministério da Defesa do Reino Unido concedeu um contrato de quatro anos no valor de €71 milhões (£60 milhões) à Leonardo para entregar um demonstrador de tecnologia do futuro sistema aéreo de decolagem e aterrissagem vertical de asas rotativas da Marinha Real.
A plataforma Proteus será entregue como parte da fase 3 do Programa de Demonstração Tecnológica (TDP — Technology Demonstration Program) do Sistema Aéreo Não Tripulado da Asa Rotativa (RWUAS — Rotary Wing Uncrewed Air System) do Ministério da Defesa do Reino Unido. O objetivo final é desenvolver um helicóptero VTOL UAV (Vertical Take-Off and Landing Unmanned Aerial Vehicle) para a Marinha Real (Royal Navy) que sera designado “Proteus”.
A Fase 3 do RWUAS verá a Leonardo entregar o sistema aéreo de decolagem e aterrissagem vertical de 2 a 3 toneladas, projetado para realizar missões de guerra antissubmarino e logística de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR — Intelligence, Surveillance, Reconnaissance) para domínios terrestres e marítimos. O primeiro voo está previsto para 2025 e o novo VTOL UAS será baseado na plataforma do helicóptero PZL–Swidnik SW-4 Solo.
A Leonardo diz que a plataforma apresentará uma alta carga útil e grande capacidade de volume interno e conseguirá operar em “condições ambientais severas”. A Marinha Real delineou anteriormente que o Proteus faria parte de sua futura Força de Aviação Marítima Futura, sem tripulação, que poderia ser embarcada nos porta-aviões do Reino Unido e outras embarcações de superfície. Tal plataforma suportaria os helicópteros Leonardo AW101 Merlin da Marinha e conseguiria transportar cargas úteis, como radares ou torpedos antissubmarinos.
“Este contrato representa um grande passo em direção ao nosso futuro na tecnologia militar não tripulada de próxima geração e na sustentação de habilidades únicas de engenharia em terra”, disse Adam Clarke, recém-nomeado diretor administrativo da Leonardo Helicopters UK.
O trabalho RWUAS da Leonardo produzir uma análise de conceito de capacidade na Fase 1, enquanto a Fase 2 examinou cerca de 16 configurações potenciais para a plataforma RWUAS. O Contrato surge no momento que a empresa se posiciona para competir pelo requisito de New Medium Helicopter (NMH) do Reino Unido para substituir a frota de helicópteros Puma HC.1 da Royal Air Force (RAF). A Leonardo está propondo sua plataforma supermédia AW149.
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