Leonardo inaugurou linha de produção do AW149 na Polônia. A Leonardo, e sua subsidiária polonesa PZL-Swidnik, inauguraram recentemente a nova linha de produção de helicópteros AW149 na cidade de Swidnik, Polônia. O marcou um passo significativo no compromisso do grupo Leonardo em reforçar as capacidades das Forças Armadas Polonesas e em promover o avanço tecnológico no parque industrial do país europeu.
Com um investimento de 1,76 bilhão de euros, a nova unidade de produção inaugurada em 04 de junho, foi projetada para atender às necessidades específicas do Ministério da Defesa da Polônia. A iniciativa faz parte de uma parceria estratégica mais ampla que visa melhorar a infraestrutura e a autossuficiência no setor de defesa da Polônia.
Os helicópteros multifuncionais AW149 são capazes de realizar uma ampla gama de missões, desde transporte de tropas até operações de busca e salvamento. Além de produzir os helicópteros, a PZL-Swidnik fornecerá serviços de logística, treinamento, incluindo simuladores de voo.
Em 2022, o Ministério da Defesa polonês firmou um pediu de 32 helicópteros Leonardo AW149, juntamente com armamento dedicado, modernizações futuras e suporte técnico durante todo o ciclo de vida da frota. As primeiras unidades foram produzidas em Vergiate, na Itália, onde os técnicos da PZL-Swidnik receberam treinamento.
Com a inauguração da unidade polonesa, o restante dos AW149 serão produzidos no local, com prazo de entrega por unidade de 15 meses. Com essa transferência de tecnologia, é esperado que a nova linha de produção na PZL-Swidnik crie inúmeras oportunidades de emprego especializados, contribuindo para a economia nacional.