A empresa italiana Leonardo assinou um contrato com a americana Northrop Grumman para fornecer equipamentos de rádio SRT-400 High Frequency (HF), para a frota de aeronaves de controle e alerta aerotransportado (AEW) E-2D Advanced Hawkeye da U.S. Navy (USN).
A Leonardo tem experiência de décadas produzindo rádios HF aerotransportados, tendo fornecido milhares de equipamentos de gerações anteriores RT-170 (170W), RT-270 (200W) e RT-470 (400W) para clientes em todo o mundo. As extensas atividades de pesquisa e desenvolvimento realizadas pela Leonardo no segmento de rádios aerotransportado de alta frequência, culminando no moderno sistema de banda única HF de última geração SRT-400, adequado para aeronaves de asas fixas e rotativas.
Uma tecnologia patenteada pela Leonardo, reduz o consumo de energia de TX em mais de 40% em comparação com os projetos anteriores, diminuindo a dissipação de calor e melhorando muito a confiabilidade dos equipamentos. Ambos os transceptores podem ter interface com várias Unidades de Ajuste de Antena (ATU), acoplando todos os tipos de antenas existentes (loop, wire ou notch). O SRT-400 e a versão SRT-200, de menor consumo de energia, combinam alta flexibilidade e operações simplificadas em uma estrutura com dimensões e peso reduzidos, obtidos por meio de projetos elétrico e mecânico inovadores.
O E-2D Advanced Hawkeye é a versão mais recente consagrado Northrop Grumman E-2, com capacidade Airborne Early Warning (AEW), de operação embarcada a partir dos porta-aviões da USN. O Advanced Hawkeye está configurado no conceito glass-cockpit com modernos aviônicos, novos computadores de missão, equipamentos rádios atualizados e capacidade de comunicações por satélite. Está equipado com novo radar de escaneamento eletrônico ativo AESA AN/APY-9, motores mais potentes – Allison T56-A-427A e capacidade de serem reabastecidos em voo.
@FFO
A Marinha dos EUA (US Navy) concedeu recentemente um contrato de US$ 845,5 milhões à Northrop Grumman Systems para desenvolver o projeto da próxima atualização da cabine de comando dos bimotores E-2D Advanced Hawkeye.
Em "Notícias"
Pela primeira vez, um bimotor E-2D Advanced Hawkeye da Marinha dos Estados Unidos (US Navy) voou sem o distinto radar rotativo (rotodome) instalado sobre a fuselagem. O inédito voo ocorreu no último dia 20 de junho, conforme informado pelo Comando de Aviação da Marinha (NAVAIR).
Em "Notícias"
O Comando de Aviação Naval da Marinha Americana informou que o projeto de atualização dos sistemas do E-2D Advanced Hawkeye avançou mais uma etapa. O E-2/C-2 Airborne Command & Control Systems Program Office (PMA-231) e a Northrop Grumman concluíram recentemente a Revisão Preliminar do Projeto da Configuração de Software do…
Em "Notícias"