Leonardo fornece AW119Kx para a Mercy Flight Central de Nova York. A Leonardo anunciou que a empresa americana de remoção aeromédica Mercy Flight Central, com sede em Nova York, assinou um contrato para a aquisição de quatro novos AW119Kx para missões de Transporte Médico de Emergência (EMS – Emergency Medical services). O anúncio foi divulgado pela fabricante italiana em 17 de agosto, e a entrega da primeira aeronave está prevista para 2022.
Essas novas aeronaves certificadas para voos IFR (Instrument Flight Rules), permitirão o atendimento a pacientes em um raio de ação de aproximadamente 275 km da sede da Mercy Flight. Com aviônica avançada da Genesys Aerosystems, e sistemas de voo redundantes, o AW119Kx é o primeiro helicóptero monomotor a atender aos atuais requisitos IFR, sem quaisquer restrições, o que permitirá aos pilotos da Mercy Flight voar com segurança mesmo em situações de baixa visibilidade, ou em condições meteorológicas adversas, muito comuns na sua região.
Com alto desempenho, amplo espaço interno, economia e redundância de sistemas de voo, o monomotor AW119Kx homologado IFR completo, é o equipamento de entrada ideal para operadores comerciais e de serviços públicos, que buscam o mais alto nível de segurança e versatilidade.
“Estamos muito entusiasmados em oferecer o AW119 aos nossos usuários. Esta aeronave nos permitirá atender aqueles com necessidades críticas, com muita segurança e alto desempenho operacional, o que irá aprimorar nosso atendimento nas próximas décadas”, disse Jeff Bartkoski, Presidente e CEO da Mercy Flight Central.
“Estamos muito satisfeitos em continuar nossa parceria com a Mercy Flight Central. A aquisição de um AW119 com certificação IFR ajudará muito os seus socorristas que voam rotineiramente em missões de salvamento, e em condições meteorológicas adversas, oferecendo uma excelente configuração de cabine para o transporte e atendimento de pacientes, aprimorando ainda mais o serviço que prestam à sua comunidade”, disse William Hunt, Diretor Administrativo da Leonardo Helicopters para os Estados Unidos.
O AW119Kx IFR recebeu um primeiro pedido no mercado de EMS dos EUA em 2020, e este contrato com a Mercy Flight Central ajuda a ampliar a participação dos helicópteros da Leonardo neste segmento na América do Norte, com uma frota de aproximadamente uma centenas aeronaves dos modelos AW119, AW109, AW169 e AW139.
Construído nas instalações da Leonardo na Filadélfia, o monomotor AW119 é considerado um dos melhores helicópteros da sua classe. Equipado com sistemas de voo redundantes e aviônicos de última geração, que fornecem aos tripulantes melhor consciência situacional, eficácia e segurança para o cumprimento de missões civis e militares. Quase 360 helicópteros AW119 foram vendidos para mais de 130 clientes em 40 países, incluindo a Marinha dos Estados Unidos, que utiliza no treinamento dos seus aviadores navais.
Criada em 1992 como uma instituição sem fins lucrativos, a Mercy Flight Central oferece serviços aeromédicos para a população do estado de Nova York e arredores. Com três bases operacionais, 70 funcionários e uma frota de três helicópteros, a MFC contabiliza mais de 15 mil remoções desde a sua criação.