Leonardo expande a configuração do AW169 com skid e Advanced SAR. O helicóptero bimotor leve intermediário AW169 recebeu recentemente a certificação emitida pela EASA (European Aviation Safety Agency) para um novo trem de pouso (skids), modo IFR, além de Advanced Search and Rescue (SAR), aumentando as suas capacidades operacionais e opções de configuração. Essas últimas conquistas permitem melhorias adicionais, como a introdução da versão do software de aviônicos principal da Fase 8, combinada com os modos offshore HTAWS (Helicopter Terrain Awareness Warning System).
A introdução de skids se soma às opções existentes de trem de pouso retrátil e fixo, fornecendo ao mercado todas as três soluções de material. Isso torna o AW169 a única aeronave moderna com certificação CS29, capaz de oferecer todas as opções, o que demonstra a versatilidade do design do tipo.
Os modos Advanced Search and Rescue (SAR) introduzem padrões de busca com FMS (Flight Management System) dedicados, permitindo que a aeronave voe automaticamente ao longo de um caminho de busca predefinido, o que reduz a carga de trabalho do piloto na fase de busca de uma missão SAR. O AW169 é o único helicóptero em sua categoria de peso que possui modos SAR avançados. O alto nível de automação fornecido permitiu a certificação de modos SAR com capacidade de piloto único, tornando o AW169 o primeiro helicóptero certificado civil do mundo com essa capacidade.
Outros desenvolvimentos em andamento para expandir a gama de opções e kits também incluem a instalação modular de um tanque de combustível com capacidade de 700 – 880 kg ou uma instalação de 3 lugares na terceira fila de assentos, aumentando a capacidade de passageiros na cabine para 11 e proporcionando aos operadores um grau ainda maior de liberdade para maximizar a versatilidade de missão em termos de carga útil e alcance.
Esses aprimoramentos mais recentes se somam aos pacotes de aumento de desempenho, certificados no final de 2021, e oferecem maior desempenho em todas as aplicações, tornando o AW169 o helicóptero com a melhor relação potência-peso em sua classe.
Projetado com o objetivo de oferecer máxima flexibilidade, o AW169 continua a fornecer todos os novos recursos para operadores que procuram uma combinação ideal de custo de helicóptero leve com desempenho de categoria mais avançada em termos de carga útil e espaço de cabine, tudo combinado com serviços abrangentes e opções completas de suporte e treinamento.
Mais de 300 AW169s já foram encomendados e cerca de 150 unidades entregues da linha de montagem final em Vergiate (cidade na província de Varese, Itália) para operadores em 25 países. A frota global registrou no total mais de 125.000 horas de voo, operando em todos os tipos de operações e condições. O líder da frota ultrapassou 3.000 horas de voo em operações de EMS na Suécia.
Fonte: Leonardo.
@CAS