Leonardo entregou os dois primeiros NH90 NFH para o Catar. A Força Aérea dos Emirados do Catar (QEAF) aceitou os dois primeiros helicópteros navais NH90-NFH em uma cerimônia realizada no dia 31 de março nas instalações da Leonardo, em Veneza, Itália.
O programa NH90 do Catar, inclui a aquisição de 16 unidades NH90 TTH para operações terrestres, montadas na França pela Airbus Helicopters, e 12 NH90 NFH para missões navais, montadas pela italiana Leonardo. Além das aeronaves, o contrato contempla um pacote abrangente de serviços de suporte, manutenção e treinamento (incluindo simulador) e infraestrutura associada.
A Leonardo realiza a integração de aviônicos e sensores, incluindo o sistema eletro-óptico Leonardo LEOSS-T HD, gravador de vídeo de missão HD, sistema de identificação automática, link de vídeo tático e tela Full HD para consoles de cabine.
A QEAF é um dos poucos usuários finais do NH90 que operam simultaneamente ambas versões TTH e NFH em operações terrestres e navais. O primeiro NH90-TTH do Catar foi entregue em Bordeaux-Marignane, França, em dezembro de 2021.
A conclusão da entrega dos 28 helicópteros NH90 TTH/NFH para a QEAF está prevista para 2025. O contrato prevê uma futura aquisição de 12 aeronaves adicionais (6 TTH + 6 NFH).
Fonte: Leonardo
Nota RFA: De acordo com Scramble Magazine, os NH90 TTH (terrestres) receberão as matrículas QA250 à QA265, enquanto os NH90 NFH (navais) terão QA266 à QA277.
@FFO