Leonardo e Textron oferecem o M-346N para o programa UJTS da US Navy. A Leonardo em parceria com a Textron Aviation Defense estão oferecendo o M-346N como opção para o Undergraduate Jet Training System (UJTS) da Marinha dos EUA (US Navy). Este programa visa substituir os envelhecidos Boeing/BAE Systems T-45 Goshawk na função de treinamento avançado para pilotos navais.
Desenvolvido na década de 1990 a partir do BAE Hawk Mk 60, os T-45 Goshawk vem enfrentando problemas de confiabilidade e obsolescência. Mais de 220 unidades foram construídas, das quais cerca de 190 permanecem em serviço. O programa UJTS prevê uma encomenda mínima de 145 novas aeronaves, a uma taxa de 25 unidades/ano.
Os outros dois concorrentes pelo UJTS são o Boeing T-7A RedHawk — já selecionado pela USAF como seu treinador de próxima geração — e o Lockheed Martin/Korea Aerospace T-50. A Leonardo/Textron e enfatizam o baixo risco e a pronta disponibilidade do M-346N, designação da aeronave oferecida para a US Navy.
De acordo com a fabricante, o M-346N é um treinador avançado e de alta capacidade, adaptado para atender às necessidades na formação de pilotos de modernas aeronaves como o Lockheed Martin F-35. Seus sistemas permitem o treinamento de voo e do processamento de informações, um elemento cada vez mais importante na guerra aérea moderna.
Uma capacidade fundamental da futura aeronave que substituirá o T-45 seria a capacidade de operar a partir em porta-aviões, mas os avanços tecnológicos podem ter tornado esse requisito menos importante. A maior parte do treinamento de pousos em porta-aviões já é realizada em pistas terrestres, conheci como Field Carrier Landing Practice.
Além disso, o sistema de pouso de precisão PLM (Precision Landing Mode) instalado nos F/A-18, EA-18 e F-35C da Marinha reduz significativamente o trabalho dos pilotos e suas atuações nos controles das aeronaves durante a fase de aproximação e pouso embarcado, melhorando muito a segurança operacional. Além disso, os F-35C são equipados com modernos sistemas de pousos automáticos.
A Marinha pode decidir que esses fatores permitem a remoção do requisito de pouso em porta-aviões do programa UJTS se as aeronaves estiverem equipadas com o PLM. O enorme custo de engenharia para reforçar trens de pouso e estruturas das aeronaves que operam em porta-aviões provavelmente será considerado tendo em vista que o treinamento embarcado é cada vez menos realizado. Também existe a opção de manter alguns T-45C para proporcionar experiência de pouso em porta-aviões aos alunos.
Os pedidos do Leonardo M-346 (versão convencional) ultrapassam 120 unidades, sendo o mais recente a venda de 12 unidades para a Áustria. Entre os operadores estão importantes forças aéreas como Israel, Itália, Polônia, Catar e Singapura.
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